Clube de Leitura Jovem Adulto
Estado: Roraima (RR)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: Inglês, Língua Portuguesa
Formato: Remoto
Professora do curso de Letras-Português e Inglês da Universidade Federal de Roraima e do Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma instituição. É doutora e mestra em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem como interesses de pesquisa os Estudos de Gênero, os estudos decoloniais e anti-hegemônicos e a relação entre discurso e sociedade. É coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq, GREG - Grupo de Estudos de Gênero e coordena os projetos de extensão “Feminismo na Universidade” e “Clube de Leitura de Young Adult” para alunos, servidores e comunidade em geral.
Objetivos
- Promover a discussão e o aprofundamento dos conhecimentos sobre feminismo e sexualidade, classe, raça e nacionalidade;
- Refletir sobre fatores de opressão nos indivíduos no contexto nacional;
- Formar um grupo de leitores críticos, possibilitando conhecimento e acesso à literatura estrangeira;
- Promover a prática de língua inglesa para aqueles com conhecimento intermediário mínimo no idioma, sem excluir aqueles que não possuem conhecimento na língua, uma vez que as obras trabalhadas podem ser encontradas tanto em português quanto em inglês.
Conteúdo
Clubes de Leitura são investimentos de baixo custo, baixa manutenção e fácil divulgação, uma vez que requerem apenas um mediador, participantes interessados em ler e um espaço para os encontros (que pode ser uma sala virtual em qualquer meio digital, como o Google Meet, por exemplo). Os livros selecionados, além de estarem relacionados à temática jovem, levantam questões ligadas à representatividade de raça, classe e gênero.
Fora isso, a literatura é a arte que nos leva a mundos imaginários e a territórios fantásticos, promove o escapismo, mas também a reflexão e consciência do mundo. Antonio Candido dizia que a literatura é um direito fundamental básico, porque somos feitos de narrativas. Ao promover leitura, promovemos inserção de novos leitores no mundo leitor, democratização do ensino de uma língua adicional e cidadania.
Metodologia
Temática trabalhada: romances de formação (coming of age stories), voltados para jovens adultos com temáticas relacionadas ao primeiro amor, descoberta da sexualidade, conflitos da adolescência, bullying, gordofobia e padrões nocivos de beleza, preconceito, violência contra corpos negros, migração, etc.
Conhecimento prévio/Pré-requisitos: não há necessidade de conhecimentos prévios, uma vez que Clubes de Leitura tratam-se de espaços democráticos e ampla aceitação. As obras podem ser lidas em inglês, por aqueles alunos/as/es interessados em adquirir a prática de leitura de língua inglesa. Para isso aconselha-se nível pré-intermediário no idioma, para que melhor compreensão das estruturas básicas do idioma. Caso não seja possível ter conhecimento em língua inglesa, os/as participantes podem recorrer às respectivas traduções em português.
Dinâmica dos encontros: os encontros acontecem uma vez por mês e os/as/es participantes são encorajados a falarem das suas experiências de leitura, se gostaram ou não da obra, se os conflitos abordados possuem alguma semelhança com o que é visto em nossa sociedade, de que forma os discursos em sociedade contribuem para disseminar os temas abordados (preconceitos, exclusão, papéis de gênero, padrões de beleza, etc), de que forma os /as/es participantes se relacionaram com aqueles personagens, etc. Para aqueles/as/es que leram em inglês será perguntado acerca das dificuldades em ler em outro idioma e se através da leitura extensiva foi possível ir se acostumando ao texto. A prioridade em um Clube de Leitura é deixar leitores/as livres para o diálogo e a troca de experiências e emoções. A ideia é compartilhar.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
GADOTTI, M. Extensão Universitária: Par a quê? In
INSTITUTO PAULO FREIRE [S . l.], p. 1 1 8, 15 fev. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C 3%A3o_Universit%C3%A1ria_ A1ria_--_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 2 jul. 2019.
GINZBURG, J. O valor estético: entre universalidade e exclusão. Alea , Rio de Janeiro, v. 10, n.1, p. 98 107, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alea/v10n1/v10n1a07.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.
INSTITUTO PRÓ LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil . São Paulo: Instituto Pró Livro, 2016.
LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura Cotia: Ateliê Editoria, 2010.
PETIT, M. Leituras : do espaço íntimo ao espaço São Paulo: Editora 34, 2013.
PETIT, M. Os jovens e a leitura : uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2009.
SOUZA, M.J.M. Literatura Jovem Adulto, Projeto de Extensão e a democratização do conhecimento: a leitura como um direito cidadão. Pensares em Revista. São Gonçalo - RJ, n 17, p. 256-275, 2020.