Caderno das Mulheres
Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Educação do Campo
Disciplina: Geografia, História, Sociologia
Formato: Híbrido
Sou professora da rede pública há quase duas décadas, passando por todos os níveis de ensino, desenvolvendo uma práxis comprometida com a luta por uma escola democrática. Atuo também como formadora de professores, já recebendo em minhas salas de aula centenas de licenciandos, construindo uma rede coloborativa e dialógica contra o racismo, o sexismo, a LGBTfobia e todo tipo de violência. Nossos projetos são desenvolvidos com crianças e jovens pobres, de periferia, corroborando o processo de inclusão e transformação social desses estudantes.
Objetivos
- Promover práticas educativas atentas e críticas às questões de gênero no tocante à invisibilidade das mulheres e a negação de suas histórias nos materiais didáticos;
- Proporcionar aos estudantes momentos de análise e problematização das imagens e dos papéis destinados às mulheres na sociedade.
Conteúdo
Metodologia
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
1998.LOURO, G.L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós estruturalista.
Petrópolis: Vozes, 1997.
MORENO, M. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. São Paulo: Moderna; Campinas: UNICAMP, 1999.
PEDRO, J. M.; SOIHET, R. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História, v. 27, n. 54, 2007, p. 281-300.
PINSKY, C.B. Estudos de gênero e história social. Florianópolis: Revista Estudos Feministas, v. 17, p. 159-189, jan/ abr. 2009.
SMITH, B. G. Gênero e História: homens, mulheres e a prática histórica. Bauru: EDUSC, 2003.
SOIHET, R. Feminismos e antifeminismos. Mulheres e suas lutas pela conquista da cidadania plena. Rio de Janeiro: Letras, 2013.