Brasil e América Latina: propostas para problemas de nosso tempo
Estado: Santa Catarina (SC)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Modalidade: Educação Regular
Disciplina: História
Formato: Híbrido
Professora de História da rede pública estadual de Santa Catarina, atuando com turmas de Ensino Fundamental e Médio. Inicia carreira docente em 2015 e, entre 2018 e 2019, como professora substitua de História no Colégio de Aplicação da UFSC, onde também atuou como professora da disciplina de Estudos Latino-Americanos com turmas de oitavos anos (2019). Mestra em História Cultural pela UFSC (2015) e Bacharela e Licenciada em História pela mesma Universidade (2012).
Objetivos
- Pesquisar sobre algumas situações sociais vivenciadas no Brasil e na América Latina;
- Refletir sobre as situações sociais no Brasil e na América Latina;
- Criar propostas e estratégias para que possamos superar ou minimizar as situações pesquisadas;
- Desenvolver o senso crítico diante de assuntos que se fazem presentes e latentes no Brasil e na América Latina;
- Debater com as/os colegas sobre os temas pesquisados, as reflexões e as propostas e estratégias criadas a partir da pesquisa;
- Organizar materiais de reflexão sobre os temas pesquisados.
Conteúdo
- Situação de indígenas em Santa Catarina/Florianópolis.
- Gravidez adolescente na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
- Infecções sexualmente transmissíveis na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
- Violências contra mulheres na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
- Capacitismo e exclusão de pessoas com deficiência na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
- Refugiados/as na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
- Educação na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
- Situação de vulnerabilidade social na América Latina (Brasil + um país a escolha do grupo).
Metodologia
Como resultado da pesquisa as/os estudantes desenvolverão um texto crítico de duas páginas abordando o histórico daquilo que encontraram, a situação no presente no Brasil e no país que selecionaram para poder fazer o comparativo.
O texto será produzido em sala e em casa e contará com a orientação da professora para o desenvolvimento do mesmo.
Cada texto deve abordar a situação social e responder o que pode ser feito para que ela seja minimizada ou superada.
Produzir um folder com três dobras com as informações levantadas, discutidas e trabalhadas. O folder será produzido em sala após as pesquisas feitas e o texto escrito. A parte externa deve conter alguma imagem relacionada a pesquisa e o título do trabalho (à direita), no meio deve estar o nome das/os integrantes da equipe e cabeçalho da escola, a parte final (à esquerda) deve apresentar uma imagem sobre o tema/assunto pesquisado. Da direita para a esquerda na parte interna: situação social no Brasil, situação social na América Latina, propostas e estratégias pensadas.
Um debate será organizado com o grande grupo, onde cada equipe apresentará o resultado de suas pesquisas, trará as propostas e soluções pensadas para a situação pesquisada e a turma poderá perguntar sobre o tema e argumentar sobre cada proposta.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
- Produção do texto crítico;
- Produção do folder informativo
- Apresentação e participação no debate.
Observações
Referências Bibliográficas
FEDERICI, Silvia. Colonização e cristianização. In:____. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017. p. 375 – 418.
G1. Brasil tem gravidez na adolescência acima da média latino-americana, diz OMS. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-tem-gravidez-na-adolescencia-acima-da-media-latino-americana-diz-oms.ghtml. Acesso em: 20 nov. 2020.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2018
LISSARDY, Gerardo. Por que a América Latina é a 'região mais desigual do planeta'. BBC. New York. 16 fev. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51406474. Acesso em: 20 nov. 2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
MILANEZI, Larissa. Acessibilidade e o direito das pessoas com deficiência. Disponível em: https://www.politize.com.br/acessibilidade-e-o-direito-das-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 20 nov. 2020.
RATIER, Rodrigo. O que pensa quem não quer discutir gênero. Nova Escola, 21 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em 20 nov. 2020.
SANTA CATARINA. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense / Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis : Secretaria de Estado da Educação, 2019.
THOMÉ, Rafael. À espera da construção da Casa de Passagem, indígenas estão alojados no Tisac, Florianópolis. Nsc. Florianópolis. 15 jan. 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/a-espera-da-construcao-da-casa-de-passagem-indigenas-estao-alojados-no-tisac-florianopolis. Acesso em: 20 nov. 2020.