As temáticas de gênero no ensino de Química
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial, Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: Biologia, Física, Química
Formato: Híbrido
Atualmente curso licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. A partir de 2015, passei a desenvolver pesquisas sobre o ensino de ciências e, desde 2017, sobre a inserção das temáticas de gênero no ensino de ciências, por meio da análise dos documentos oficiais sobre a educação, bem como a elaboração de sequências didáticas para a educação básica e formação docente.
Objetivos
- Elaborar uma sequência didática para a inserção das questões de gênero como uma controvérsia sociocientífica no ensino de Química.
- Contribuir para a área de estudos brasileiros sobre a inserção das temáticas de gênero no ensino de ciências.
- Promover espaços para a formação crítica, emancipadora e orientada para a justiça social.
Conteúdo
Metodologia
Os dilemas propostos para a SD são: “O uso do anticoncepcional e o direito das mulheres do século XX”; “Eugenia mundial: realidade ou mito?”; “Histórico de produção dos métodos de prevenção de DSTs – homens gays são proibidos de doar sangue no Brasil?”; e por fim, Júri simulado “Atletas do futuro: Dopping ou direitos civis para pessoas trans?”.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GOELLNER, Silvana A. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, p. 75, mar. 2010.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação – Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª Edição. Ed. Vozes. Petrópolis. 2003. p. 80-81.
MACEDO, Jéssica C. P.; LOPES, Nataly C. Gênero no ensino de ciências: a inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros. Revista Educação, Cultura e Sociedade. v. 9. nº 1. 2019.
RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for citizenship: Teaching socioscientific issues. USA: Open University Press, 2003.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Ed. Artmed. Porto Alegre, 1998.