Interdisciplinaridade e valorização da diversidade
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Modalidade:
Disciplina: Artes, Biologia, História, Língua Portuguesa
Formato: Híbrido
Formada em Pedagogia (2007) pela UFSCar. Mestre (2010) e Doutora (2014) em Educação pela UFSCar. Atuou como docente das séries iniciais e formadora de professores da educação básica no curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais. Atualmente está como coordenadora pedagógica na rede municipal de Ribeirão Preto.
Objetivos
Objetivos específicos:
- Compreender os conceitos de gênero e raça, dentre outros que perpassam as desigualdades de gênero, raça e classe;
- Reconhecer as diferenças de raça, gênero, classe, idade, cultura e religiosidade como possibilidade de aprendizagem;
- Compreender que as diferenças de gênero, raça, classe e cultura não podem ser razões de desigualdades;
- Desenvolver o autoconhecimento e autocuidado a partir do diálogo entre os diferentes;
- Promover a empatia para o convívio respeitoso entre todas as pessoas e a cooperação para a resolução de conflitos;
- Estabelecer relações mais igualitárias para o respeito às diferenças;
- Valorizar as diferentes formas de ser e estar no mundo e com os outros.
Conteúdo
Diferentes gêneros textuais que versem sobre o papel das mulheres negras, indígenas e brancas na literatura, na arte, na ciência e na história da sociedade brasileira.
Dados estatísticos e informações que retratem as desigualdades sociais e raciais entre negros, indígenas e brancos na sociedade brasileira.
Metodologia
Por exemplo, a história de Dandara será trabalhada em Língua Portuguesa, versando sobre o conteúdo específico, pensando narrativa, gramática, reescrita; dialogando sobre o papel desta mulher na sua época e das mulheres atualmente, indagando e refletindo sobre o ser mulher negra, indígena e branca em nossa sociedade. Em História será feito o resgate histórico, como as pessoas daquele contexto viviam, como as mulheres eram tratadas, o que mudou de um contexto para o outro, quais foram os avanços. Em Ciências, os conceitos de gênero e raça, dentre outros serão trabalhados de forma dialogada e reflexiva por meio de pesquisas e debates. Na aula de Arte, será o momento do alunado expressar em desenhos livres, musicais, peças teatrais o que foi aprendido, sentido e vivenciado por meio da leitura, diálogo e descoberta de novos saberes.
Quinzenalmente o professorado se reunirá para planejar qual ou quais materiais serão trabalhados sempre pensando a articulação entre gênero e raça, portanto apresentando ao alunado personagens de diferentes etnias da nossa história, dados atuais sobre as desigualdades de gênero e raça em nossa sociedade. Será criado um grupo mensal de mulheres com as alunas que queiram para estudo e debate sobre temas que atingem diretamente as mulheres, como a violência. Este grupo terá como intuito o fortalecimento das alunas para a prevenção de violência. Além disso, será criado um jornal que mensalmente fará destaque a uma ou um personagem negra(o), indígena da nossa história. Também será realizada assembleia mensal com as turmas envolvidas no projeto para avaliar os temas estudados e debatidos, dificuldades encontradas e resultados.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Dentre as competências gerais a serem desenvolvidas ao longo da educação básica estão: autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, e autonomia. Estas competências dizem respeito tanto a constituição do sujeito quanto indivíduo quanto a sua relação com outros sujeitos que trazem consigo uma história e cultura que precisa ser respeitada e valorizada. Neste sentido, a escola como espaço de formação que visa o desenvolvimento integral do sujeito, como cidadãos críticos, criativos, participativos, autônomos, e responsáveis, deve possibilitar o diálogo sobre as diferenças raciais, de gênero, de classe, entre outras; assim como propiciar um ambiente de respeito às diferenças e de convívio respeitoso entre todas as pessoas.
Portanto, a articulação de diferentes componentes curriculares possibilita não só o diálogo e a continuidade das temáticas a serem desenvolvidas, mas também proporcionam a interdisciplinaridade e uma sequência de ações que podem contribuir não só para o conhecimento acadêmico, mas também para o autoconhecimento, o respeito às diferentes e a valorização da diversidade.
Referências Bibliográficas
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino De História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. DF. Outubro de 2004.
____. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)] LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação: (Lei 9.394/96) e legislação correlata / Coordenação André Arruda. – Rio de Janeiro: Roma Victor, 2004.
_______. Retrato das desigualdades de gênero e raça / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada... [et al.] - 4ª Ed. - Brasilia: Ipea, 2011, 39p. : il. Consulta: 20/12/2013. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/revista.pdf
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GUSMÃO, Neusa M. M. de. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa, nº107, p.41-78, julo/1999.
MEAD, George H. Espíritu, persona y sociedad – desde el punto de vista del conductivismo social. Paidós. España. 4ª impressión, diciembre de 2010.
MUNANGA, Kabenguele; GOMES Nilma L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. - (Coleção para entender).