A importância das aulas de inglês na desconstrução da desigualdade de gênero

Estado: Pernambuco (PE)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade: Educação de Jovens e Adultos

Disciplina: Inglês

Formato: Presencial

"Começamos a pesquisa a partir do Programa de Iniciação Científica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Campus UAST. Essa pesquisa surgiu com o intuito de problematizar e demonstrar que é possível uma educação com um viés feminista e intercultural"

Objetivos

Objetivos geral:

Exercitar criticamente a leitura a partir da linguagem multimodal sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho sob uma perspectiva intercultural;

Objetivos específicos:

  • Reconhecer as características e meios de circulação do gênero cartum;

  • Compreender criticamente os textos multimodais a partir de cartoons, e vídeos;

  • Possibilitar a leitura crítica do gênero textual cartoon para uma interpretação mais crítica da realidade;

  • Exercitar a escuta (listening) crítica para o reconhecimento de temáticas importantes;

  • Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem;

Conteúdo


  • Gênero textual Cartoon;

  • Leitura audiovisual;Leitura crítica da linguagem não verbal;

  • Listening.

Metodologia

Nesse primeiro momento entregue para a turma um cartum impresso do artista Samuel Akinfenwa Onwusa. A sugestão é entregar o cartum recortado para que em dupla montem a tirinha. (5 minutos). Depois de observar a ordem das cenas que os mesmos colocaram, façaa seguinte pergunta: "To what textual genre do these images belong?”. (5 minutos).

  1. a) Cartoon

  2. b) Charge

  3. c) Comic strip


 

Após a correção, e de fato confirmar que trata-se de uma tirinha (comic strip), entregue um pequeno texto sobre algumas características e surgimento deste gênero textual.

Peça que identifiquem as palavras parecidas com o português (5 minutos). 

Cartoon (in Portuguese, cartum) is a journalistic genre of opinion and satyr, that is, it uses humor to address society's problems. The name cartoon is of British origin (cartone). It makes use of verbal and non-verbal language, and always with general themes. The most modern animated cartoons have comic book characteristics, such as balloons, scenes and onomatopoeia, but they have no fixed characters. Today, comic strips have 3 or 4 panels, but in 1840 in the Punch magazine, the theme was approached in only one scene. This genre is found today in almost all links of graphic information such as newspapers, magazines and the internet.

Adaptation of https://www.todamateria.com.br/genero-textual-cartum/

 

Após lerem o texto, entregueuma pequena tabela com algumas afirmações referentes ao texto, para que digam se é verdadeiro ou falso. (5 minutos).

 

TRUE OR FALSE

Affirmation:

  • Characteristics of cartoons and comics are similar

  • They are found in newspapers, magazines and on the internet

  • Comics don’t use humor to address society's problems

  • Only non-verbal language is used

  • Comics have only historic events

  • The cartoon only serves to make people laugh


Durante a correção, esclareça que a turma encontrará várias origens para o cartum, então diga que depende da língua que estiverem usando.

Nesse momento peça para que formem trios e faça a pergunta “what is the theme addressed in the cartoon?”. A cada trio, entregue três pequenos recortes de papel com diferentes respostas, para que cheguem a um acordo para saber qual resposta é a mais correta. Após esse momento, alguém de cada grupo terá que falar para turma a resposta escolhida. (10 minutos).

Textos do papel:

  • it's about women's insistence on getting a job

  • it's about the little space given to women in the job market

  • this is the preference of companies in hiring men


 

No momento da correção, todas as respostas estão corretas.

Observação: nestas respostas, a sugestão é ainda não falar diretamente sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, e sim as consequências desta desigualdade.

Para esse momento ainda continuarão em duplas. Entregue um pequeno quadrado com aseguinte pergunta “Why did the woman use a mask?” referente às afirmações que escolheram e  marcaram anteriormente. Neste elas e eles terão que marcar um “x” em “yes” ou “not”. (5 minutos)

  • Why did the woman use a mask?

  • Because women are lazy

  • Women are a little smart

  • No they are not good with numbers

  • Women are inserted in an unequal society


 

Deixarei a correção desta tabela para o segundo momento desta atividade. Ainda em trios pedirei para que justifiquem em poucas palavras (pensando nos/as/es alunos/as/es que possuem mais dificuldade) as afirmações que marcaram “yes”. Cada aluna/es/os pode responder a sua, mas estão em trios para se ajudarem. (5 minutos). Faça a correção em seguida.

A próxima atividade é a escuta do áudio de um vídeo que trata a respeito da desigualdade de gênero no mercado de trabalho intitulado “Welcome to the pay gap”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F8vGXqzcxm8

Apresentarei o título do vídeo e perguntarei quais possíveis respostas eles conseguem imaginar (5 minutos).

Recursos Necessários

Lápis grafite

Quadro

Papel A4

Datashow

Duração Prevista

Três aulas com 50 minutos cada

Processo Avaliativo

Realização de um panfleto para distribuir na escola alertando para a desigualdade de gênero.

Esse panfleto será construído na escola. Para isso, docentes precisam levar alguns materiais, já que, talvez, parte das alunas/es/os não terão, como lápis colorido, imagens, folha A4, etc. Além disso, as educadoras e educadores deverão auxiliar no momento da escrita, dando sugestões de palavras em inglês, que tenham conexão com a temática tratada – desigualdade de gênero no trabalho.

Por fim, docentes entregarão um pequeno quadrado, no qual a turma  possa avaliar o processo de aprendizagem nessas aulas, e o que pode ser acrescentado ou retirado para melhorar. Cada aluna/e/o deve expor o que colocaram na tabelinha para a turma. Assim, não somente avaliarão a aula e as estratégias utilizadas pelos docentes, como também, o próprio desenvolvimento.

Observações

Durante todas as atividades a turma estará desenvolvendo habilidades na escrita, leitura, escuta e pensamento crítico.

Referências Bibliográficas

MOITA LOPES, Luiz Paulo; ROJO, Roxana. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: SEB/MEC, 2004.

 

MORÁN, José. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Vol. II. PROEX/UEPG, 2015.

 

NURIA, Varela. Feminismo para Principiantes. 1ª Edição: Outubro de 2008.SOARES, Vera. Movimento Feminista: Paradigmas e Desafios. Instituto de Estudos e Gêneros da Universidade Federal de Santa Catarina, p. 11-24, outubro de 1994.

SCHEYERL, Denise e SIQUEIRA, Sávio. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012.

 

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

 

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Seminario “Interculturalidad y Educación Intercultural”. Instituto Internacional de Integración del convenio. Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009.

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