A atuação das mulheres nas Independências da América
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: História
Formato: Presencial
Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo há 19 anos. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie) e em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Licenciada em História e Pedagogia. Pesquisa temas da Educação vinculados à Educação para as Relações Étnico-raciais, História e Cultura da América Latina e os fluxos migratórios contemporâneos. Atua no Grupo de Pesquisa Movimentos Migratórios e Educação/PUC-SP.
Objetivos
- Propiciar a compreensão sobre o protagonismo de mulheres no processo de Independências da América;
- Apresentar a biografia de mulheres que, através de diferentes estratégias, contribuiram para os processos revolucionários;
- Aproximar os estudantes de elementos da História e Cultura da América Latina, propiciando o sentimento de pertencimento e diálogo intercultural.
Conteúdo
- Características dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- O ideário das líderanças dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas, destacando o papel das mulheres.
- Biografia de algumas mulheres que atuaram nas independências, tais como Juana Azurduy de Padilla, Defunta Correa e Policarpa Salavarrieta.
Metodologia
Revisar, através de aula expositiva e dialogada, os principais fatos históricos relacionados à América Colonial: apropriação do território e divisão em vice-reinos e capitanias-gerais, exploração do trabalho indígena, divisão social (chapetones, criollos, indígenas e escravizados), estruturação política.
Apresentar o contexto de ebulição das Américas no século XIX e os fatores externos e internos que possibilitaram as revoltas coloniais, identificando o ideário iluminista como elemento filosófico desse processo de emancipação política.
Através da análise de ilustração e documentos audiovisuais, possibilitar a reflexão sobre a atuação das mulheres nos processos de emancipação da América no século XIX.
Estrutura das aulas:
- 1ª aula: levantamento dos conhecimentos prévios, contextualização e problematização.
- 2ª aula: modos de atuação das mulheres (em campo, no apoio, as informantes, as que pegaram em armas). Informantes: estudo de caso a partir da biografia de Policarpa Salavarrieta. Análise iconográfica e reflexão sobre o tema das "punições exemplares".
- 3ª aula: mulheres em campo. A atuação das mulheres que atuavam nos campos (cozinheiras, costureiras) e das mulheres que pegavam em armas. Estudo de caso: Defunta Correa e Juana Azurduy.
- 4º aula: Discussão sobre o apagamento da atuação das mulheres na História, ressaltando a importância de resgatarmos a trajetória da atuação das mulheres em distintos processos históricos. Recuperar a luta das mulheres por espaço político nos dias atuais, através de alguns exemplos.
Recursos Necessários
- Recursos para exibir conteúdo audiovisual (computador e projetor ou televisão)
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
PRADO, Maria Lgia Coelho. A participação das Mulheres nas lutas de Independência Política da América Latina. In: América Latina no século XIX: Tramas, telas e textos. São Paulo, EDUSP, 2004. 2ª ed.
PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual. 1986.
Letra da canção Juana Azurduy, de Félix Luna e Ariel Ramírez, interpretada por Mercedes Sosa e apresentaçaõ do videoclipe (disponível no Youtube: https://youtu.be/ifZ37B5t-T8).
Documentário Historia Animada: La Difunta Correa (disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=D9Km_aUoRfc).
Livro Juana Azurduy, Coleção Antiprincesas (ed. Chirimbote).
Pintura Policarpa Salavarrieta conducida al cadalso. Oleo de Pedro A. Quijano, 1944, Museo del 20 de Julio, Bogotá (disponível em http://hoyenhistoria.blogspot.com/2014/11/noviembre-14-el-congreso-de-colombia.html).