Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica: confira a primeira lista das propostas aprovadas
O Edital recebeu mais de 270 inscrições. As propostas aprovadas vão compor um banco de aulas online e constarão em um e-book que ficará disponível no site Gênero e Educação.
O Edital recebeu mais de 270 inscrições. As propostas aprovadas vão compor um banco de aulas online e constarão em um e-book que ficará disponível no site Gênero e Educação. Uma segunda lista de propostas será anunciada em breve.
Durante o mês de novembro de 2020, o Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica recebia sequências didáticas, planos de aula, planos de atividade por campo de experiência e projetos interdisciplinares que valorizassem a abordagem de gênero nas escolas. Profissionais de educação, organizações da sociedade civil, coletivos juvenis e movimentos sociais de todo o Brasil apresentaram propostas.
+ Conheça o Comitê de Avaliação do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica
Após analisar todas as inscrições, o Comitê de Avaliação selecionou dez propostas como as mais criativas e engajadoras. Elas receberão uma declaração de reconhecimento público em cerimônia virtual com representante do Fundo Malala, um leitor digital e uma bolsa de estudos para um curso à escolha no Centro de Formação da Ação Educativa.
Banco de Planos de Aula e Live de Cerimônia
Dia 23/03 (terça-feira), às 17h, as dez propostas mais criativas receberão uma declaração de reconhecimento público em cerimônia virtual com representante do Fundo Malala. A transmissão será na página do Facebook do projeto Gênero e Educação e na página e canal de Youtube da Ação Educativa.
Além das 10 mais criativas e engajadoras, todas as propostas aprovadas pelo comitê de seleção vão compor o banco Planos de Aula – Igualdade de Gênero na Educação Básica, que ficará disponível no site Gênero e Educação e constarão em um e-book, que poderá ser baixado gratuitamente.
Após a live de cerimônia, uma o banco de planos com a 1ª lista de propostas aprovadas já estará acessível online. Segundo as recomendações do Comitê de Seleção e da Ação Educativa, as propostas poderão sofrer adequações.
Em breve lançaremos uma 2ª lista de propostas aprovadas para o banco de planos de aula. O site será constantemente atualizado para a publicação periódica das demais propostas selecionadas.
A equipe do projeto Gênero e Educação entrará em contato com as participantes. O projeto Gênero e Educação agradece a participação de todas as pessoas que enviaram seus trabalhos!
Saiba quais são as 10 propostas selecionadas pelo comitê como mais criativas e engajadoras:
As pessoas serão contempladas com a publicação no banco de planos, um leitor digital e uma bolsa de estudos em curso da Ação Educativa à escolha.
- Jamile Menezes da Silva
Escritoras negras: minha história; nossas histórias
- Maria Isabel dos Santos Gonçalves
As filosofias de minha avó: Redescobertas de um legado ancestral
- Yonier Alexander Orozco Marín
Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
- Aldenora Conceição de Macedo e Jaqueline Aparecida Barbosa
“Juntes: relações saudáveis na adolescência”: Projeto sobre gênero e equidade na escola
- Lenilda Damasceno Perpétuo
Espelho, Espelho Meu: Reflexões e inflexões acerca do debate de gênero na escola periférica, plural e inclusiva do Ensino Fundamental
- Gabriela Martins Silva
Virando Homem: masculinidades e adolescência
- Brunna Sordi Stock
Representatividade de mulheres na política utilizando razão e porcentagem
- Márcie Vieira
Dramaqueer
- Anderson Severiano Gomes
Mulheres Negras Na Escola-quilombo Feminina.
- Maria Edilene Araújo Silva
Reconstruindo a percepção de Gênero a partir das Práticas Corporais de Lutas
Conheça a 1ª lista de aprovadas
As pessoas serão contempladas com a publicação das propostas no banco de planos de em e-book.
- Camila Silveira da Silva
Igualdade de gênero nas escolas: prevenindo violências, enfrentando desigualdades e promovendo direitos
- Tânia Maria Lima e Mila Nayane da Silva
Desenhando a diversidade e igualdade na educação infantil: construindo pensamentos e práticas conscientes desde a base.
- José Edson Cândido Alves
“Bruta-Flor”
- Deborah Monteiro
“Crie uma princesa que pareça com você”
- Renato Henrique Teixeira
História dos corpos na arte: disputas de narrativa e a experiência curatorial
- Cicera Glaudiane Holanda Costa
Muitas cores formam uma família
- Cristiane Pereira Cerdera
Herstory: Mulheres que fazem a História
- Lucidalva de Azevedo Ribeiro Gonçalves
CFE – Consciência Feminina na Escola e as mulheres de luta do Grajaú
- Mari Costa de Chirico
VideoClipe: nossa história na rede
- Gabriela Barbosa Dias de Lima
XXT-LAB Percurso auto-investigativo em saúde sexual e reprodutiva.
- Andreia Candido da Silva
Projeto: Liberdade é Uma Luta Constante
- Elizangila Sousa de Jesus
Projeto Calendario Negro
- Marcelle Marques de Andrade
CENA – Coletivo Estudantil Neuza Avelino
- Rutemara Florêncio
Construindo uma história local a partir da visão e ação das mulheres locais
- Marina Venâncio Grandolpho
Viajando na “máquina” da humanidade: o corpo e seus “deslimites”
- Isadora Cunha Pimentel
Diferentes formas de ser
- Juliana de Souza Ramos
Novos lugares de fala na História brasileira
- Flávio Barreto de Matos
Gênero, Sexualidades e Interseccionalidade na Educação de Jovens e Adultos
- Elio Roberto Pinto Santiago Filho
Rainhas e Deusas: herança africana e resistência da mulher negra no Brasil
- Yaci Maria Marcondes Farias
“Uma Canção Pra Você” A Música Em Uma Proposta De Sequência Didática Voltada Para Um Ensino De Biologia Não Sexista
- [sem identificação nominal]
A temática “gênero e direitos das mulheres” no ensino de Sociologia: uma proposta de abordagem a partir da metodologia Tela Crítica
- Fábio da Silva Gomes
Verificando a origem das discriminações
- Nathalia Servadio
Visibilidade para as mulheres no esporte
- Natália Braga de Oliveira
Corpo e fala: resistências à violência de gênero
- Jéssica Carolina Paschoal de Macedo
As temáticas de gênero no ensino de Química
- Nathalia de Oliveira
Injúrias, Corpos e Diversidade
- Aparecido Renan Vicente
Educação, Direitos, Raça, Sexualidade, Identidade De Gênero, Violência Sexual E LGBTQIA+: Desmistificando Mitos.
- Izabela de Faria Miranda
Homens que Transformam
- Fernanda Brandão da Silva
Vida sem Violência é direito
- Thiago Luis Cavalcanti Calabria
O que podemos aprender com os movimentos sociais
- Lyra da Matta Machado Lana
Diversidade sexual e de gênero
- Márcie Vieira
Os Temas (Trans)versais e seus (Cis)temas
- Priscila Artte Rosa Nascimento
Caderno das Mulheres: Uma alternativa ao sexismo nos materiais didáticos
- Fleuriane Dantas Lira
RPG educacional de autoria própria: Mais um nada comum dia na escola
- Yasmine Braga Theodoro
De mulheres para meninas: tecendo redes e projetando carreiras na ciência e tecnologia
- Cristiane Batista da Silva Santos
Storytelling Na Formação De Professores/As: Estratégias De Ensino Contra O Racismo Estrutural Sobre Mulheres Negras
- Vera Regina Meinhard
Equilíbrio de Gênero: Democratizando (Auto)conhecimento
- Eliaquim de Sousa Lima
Desconstrução de estigmas de gênero na dança de salão, forró.
- Sylvia de Nazaré Ferreira Castro
Projeto “Um Olhar Diverso”
- Ediêr Luiz Sabino
“Você tem Medo de Quê?”
- Dalva De Araujo
“Respeita As Mina” – Dia De Mulher É Todo O Dia”
- Marília Farias Xavier
Empodere Suas Crianças
- Camyla Roberta Gonzaga Silva
O jogo da vida real
- João Eudes Alexandre de Sousa Júnior
LGBTQIA+: uma sigla que inclui a todos.
- Jocy Meneses dos Santos Junior e Jarlisse Nina Beserra da Silva
Reflexões sobre gênero e violência a partir da arte
- Martha Julia Martins de Souza
Clube de Leitura Jovem Adulto
- Lucas Súllivam Marques Leite
Filosofia Africana: performance, feminino e matrizes afro-ameríndias
- Vanessa dos Santos Araujo
Identidades e desigualdades: uma pesquisa censitária na escola
- Bruno Godoi Barroso
Vozearia no Silêncio
- Silvana Cockles Crisanto Do Nascimento
Empodcast
- Caroline Feitosa de Sousa
Projeto interdisciplinar revista cultural apagadas da história
- Samanta do Carmo Zangari Corrêa
Projeto diversidade – ser diferente é legal, eu respeito!
- Mayana Marques Vieira
Direito à Cidade Afro-Periférico em uma Perspectiva de Gênero e Raça
- Larissa de Pinho Cavalcanti
Dixie Chicks na Luta contra Violência Doméstica na Aula de Inglês
- Larissa de Pinho Cavalcanti
Maria da Penha Law: Violencia contra mulher na aula de ingles
- Thiago de Souza Moura
Oficinas da liberdade: ressignificando a gravidez na adolescência na escola através dos estudos de gênero
- Lara Maria Bacelar Santos
Desenho animado e Igualdade de gênero
- Nayane Marques da SIlva
Sarau Vozes que não calam
- Samantha Schäfer
Menina Super Preta Poderosa
- Caliane Costa dos Santos da Conceição
Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: E eu, eu não sou uma cientista?
- Renata Lewandowski Montagnoli
Tempos de guerra, mulheres sem paz
- Renata Lewandowski Montagnoli
A “invisível” violência contra o ser mulher
- Maria Eduarda Ososki Nicolau e Maria Cecilia Vieira Carvalho
Feminicídio no Brasil – definição, causas e interseccionalidade
- CELIANA MOTA RODRIGUES SOARES
Dignidade e Respeito
- Celiana Mota Rodrigues Soares
Projeto Desiderata
- Henrique Frey
Homem não chora? Leituras sobre a construção da masculinidade e a noção de gênero
- Rayra Santos de Souza
Projeto Mulheres na História
- Guilherme da Silva Fassina
Desconstruindo a cultura do machismo no Futebol
- Ana Elisa Cruz Corrêa
Perceber, refletir e agir: mobilizando a comunidade escolar contra as opressões interseccionais do dia a dia
- Luciane Fontes Polido de Almeida
Projeto Interdisciplinar – Vidas Negras Importam
- Analise de Jesus da Silva
Educação para cidadania e direitos humanos: educação para as mulheres e as pessoas LGBT – uma questão de gênero.
- Francisca de Lima Constantino
A interdisciplinaridade como possibilidade de valorização da diversidade e respeito às diferenças
- Rosa Maria Alves do Nascimento
Narrativas Negras e Carolina de Jesus no fortalecimento da Igualdade de gênero
- Débora Camargo
Aprendendo a dizer não à violência de gênero: uma análise crítica sobre a fábula “A cigarra e a formiga”
- Aline Antochiw Amaral
Vozes Femininas não se calem!
- Júlia Silveira Barbosa
As resistências de movimentos sociais de mulheres, negros e LGBT’s às censuras do período ditatorial brasileiro (1964-1985).
- Aldo Rezende
Em Debate As Questões: Gênero, Etnico-racial E Classe Social Na Sociedade Contemporânea.
Uma segunda lista de propostas será publicada em breve. Aguardar o contato da equipe do projeto Gênero e Educação.