Edital Igualdade de Gênero: conheça novas propostas adicionadas ao banco de planos do projeto Gênero e Educação
A terceira edição do Edital aprovou 40 propostas e relatos de experiência. As novas atividades estão disponíveis no Banco de Planos Igualdade de Gênero em 2024
Em celebração ao dia 28 de abril, Dia Mundial da Educação, o projeto Gênero e Educação da Ação Educativa acrescentou 30 propostas e relatos de experiências aprovadas no Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2023. As autorias das propostas receberão um certificado de aprovação neste semestre.
No ano passado, o projeto Gênero e Educação, com o comitê de seleção da terceira edição do edital, aprovou 40 inscrições. Dentre elas, dez propostas foram avaliadas como as mais criativas e engajadoras do edital de 2023. Suas autorias (individuais e coletivas) receberam uma declaração de reconhecimento público e um cupom de R$ 600 em livros da Livraria Africanidades.
Sobre o Edital Igualdade de Gênero
Com o tema “enfrentando o sexismo, racismo e a LGBTQIAfobia na escola”, a terceira edição do edital teve como propósito fortalecer a abordagem interseccional de gênero e raça nas escolas..
A iniciativa se juntou ao “Ciclo comemorativo – 20 anos da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.639”, que marcou duas décadas da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. O selo propunha refletir os avanços e desafios na implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo.
A primeira edição do Edital ocorreuem 2020 e, desde então, já recebeu 470 inscrições e reuniu mais de 180 propostas de atividades pedagógicas sobre gênero, raça e sexualidade no Banco de Planos Igualdade de Gênero. Além disso, o edital é co-promovido por 50 entidades de direitos humanos, como Geledés – Instituto da Mulher Negra, Associação Nacional de Pós-Graduação e de Pesquisa em Educação (Anped) e Cladem Brasil.
A cada ano, o Edital busca reconhecer os acúmulos de profissionais da educação, das comunidades escolares, inspirar novas experiências e combater a censura e autocensura promovida pelo ultraconservadorismo.
Sobre as propostas aprovadas
A partir de diferentes contextos, as propostas aprovadas abrangem uma ampla gama de temas relacionados a gênero e raça, na educação – seja pela necessidade de ensinar e reconhecer a história das mulheres negras e dos povos originários, destacando os papéis fundamentais dessas populações na construção da sociedade brasileira, seja explorando dimensões como coletividade, afetos e leitura crítica de discursos.
As propostas enfatizam a importância de abordar a questão de gênero e suas intersecções com raça e sexualidade – da educação infantil ao ensino médio. Atividades como “Trabalhando a Transexualidade e a Não-Binariedade usando a Literatura Infantil” e “Versos empenhados contra a violência à mulher” lidam com tópicos como identidade de gênero e combate à discriminações e a violência contra as mulheres.
Além disso, as propostas exploram a dimensão do esporte e do cinema. Em “Futsal feminino, gênero e espaço de fala: desmistificando mitos” e “Vamos ao Cinema? O Cinema Negro como recurso didático e conhecimento histórico” propõem meios para além da sala de aula para debater questões de gênero e raça
Confira nova lista de propostas aprovadas do Edital 2023:
Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo | Marcela Bianca Guedes Lopes Emanuelle Souza Pacheco Júlia Souza João Vitor Frutuoso |
As mulheres negras na história do Brasil | Débora Lopes Alves Duarte |
O cotidiano de trabalhadores negros em Natal | Árison Rodrigo de Brito |
Cultura afro-brasileira e indígena na educação infantil | Ana Paula Rocha de Azevedo |
Wakanda para sempre | Elizangila Sousa de Jesus |
Oficinas de autonomia leitora e relações étnico-raciais da Pedagopreta | Marília Farias Xavier |
Clube das Cartas Secretas | Claudia Naoum |
De Kemet a Wakanda | Andreia Ribeiro de Souza |
Florescência literária: Proposta de ensino de literatura afro-brasileira | Gabriela Rodrigues Vicente |
Transformando a educação: Mentoria para combater racismo, sexismo e a LGBTQIAfobia | Isitys Lorhanne Gomes Calçado |
Versos empenhados contra a violência à mulher | Francisca Valeria Silva de Almeida Ana Célia Pereira Damasceno de Macedo, Francigelda Ribeiro |
Vamos ao Cinema? O Cinema negro como recurso didático e conhecimento histórico | Antônio Barros de Aguiar |
Vida Maria: Marias e suas vidas. | Juliana Kummer Perinazzo Ferreira |
Uma experiência interdisciplinar para o ensino da cultura africana | Laina Caroline dos Santos SousaMaria Rosane Costa Torres Luciano Ribeiro Ferreira Garcia |
Trabalhando a transexualidade e a não-binariedade usando a literatura infantil. | Rodrigo Chandohá da CruzCintia Metzner de Sousa |
Raízes afroancestrais | Aloisio Sousa Castro Junior Luís Fellipe da Fonseca Lima Soares |
Relato de experiência “Sete Mulheres” | Déborah Goulart Silveira Rafael da Silva Cezar e Monica Melo |
Futsal feminino, gênero e espaço de fala: Desmistificando mitos | Cláudia Santos Pereira |
Entre algumas outras tecnologias | Maria Cláudia Gorges Ana Maria Rivera Fellner |
África em nós: práticas de alfabetização e letramento racial | Samara da Rosa Costa |
Senhoras, sagradas, co(n)sa(n)gradas! | Elisângela Cristina Siqueira de Melo |
Por uma educação antirracista: discutindo o racismo linguístico | Larissa Scotta |
A Escola de samba visita a escola formal | Rosana de Souza Pereira Carvalho |
Reescrevendo contos de fada: Preta de Ébano e Branca de Neve | Alexandra Eugênia Araújo Regina Célia do Couto Katharina Jahmile Rodrigues Araújo |
Efetivando o Direito à Educação | Lara Lemos Raulino de Souza |
Conhecendo minha identidade africana | Helen Regina Fernandes Nascimento |
Histórias do meu lugar: Trajetórias de mulheres que inspiram a nunca parar | Marileide Silva França Carla Santos Pinheiro |
Ensino por narrativas: Diversidade sexual e de gênero | Gabriel Santinelli Felipe Godoy |
Vozes da África: Uma experiência literária, gastronômica e sensorial | Eliana Cristo de Oliveira |
Descoloniza aí, EREMI! | Suemys Luize Pansani Tavares |
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