Edital Igualdade de Gênero 2022: confira a primeira lista das propostas aprovadas
Primeira lista do edital 2022 conta com 26 propostas aprovadas e que visam a promoção da igualdade de gênero nas escolas.
Nesta terça-feira (05), às 17h, foi celebrada em cerimônia de reconhecimento publico das propostas mais criativas e o resultado da segunda edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica.
Com foco na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos, foram selecionados 26 propostas que promovem a igualdade de gênero nas escolas. O edital é uma iniciativa da Ação Educativa, com apoio do Fundo Malala, com a promoção de mais 50 entidades comprometidas com a luta pelo direito humano à educação de qualidade.
80 propostas foram inscritas entre novembro e dezembro de 2021. Um comitê formado por especialistas em educação infantil e educação de jovens e adultos selecionou as propostas aprovadas e as mais criativas, considerando as especificidades da educação para crianças de 0 a 5 anos e para pessoas jovens, adultas e idosas.
Saiba quais são as propostas selecionadas pelo comitê como mais criativas e engajadoras:
As pessoas serão contempladas com a publicação no banco de planos do site Gênero e Educação e um leitor digital.
Propostas da Educação de Jovens e Adultos
- Ariany Cavalcante Lobo
Dandaras que aquilombam a EJA com o uso da gamificação
- Marcela Boni Evangelista
Projeto Fala, Mulher
- Robson Ferreira Fernandes
Mais do que uma hashtag, vidas negras importam
- Tarsila Tonsig Garcia Teijeiro
O ensino de História através de uma perspectiva de gênero
- Verônica Toste Daflon, Luna Ribeiro Campos, Raquel Simas
Mulheres na sociologia do século XIX: gênero e os temas clássicos da disciplina
Propostas da Educação Infantil
- Andréa Juliana Costa
Brincadeiras infantis: possibilidades de tecer diálogos com as famílias e crianças sobre as relações de gênero
- Paula Teixeira Araujo
Conhecendo uma astronauta negra: representatividade, histórias e brincadeiras
- Tânia Maria Lima, Mila Nayane da Silva, Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Claudiana Nogueira de Alencar
Quem dança, os preconceitos espanta: o balé como uma dança de todas e todos
Conheça a 1ª lista de aprovadas
As pessoas proponentes serão contempladas com a publicação das propostas no banco de planos do site Gênero e Educação.
Propostas da Educação de Jovens e Adultos
- Elisângela Cristina Siqueira de Melo
Igualdade, gênero intergênero.
- Jussara Barbosa da Silva Gomes, Larissa de Pinho Cavalcanti
Sempre é tempo de desconstruir o eurocentrismo.
- Letícia de Cássia Oliveira, Rosemary Rodrigues de Oliveira
Uso de linguagem fílmica e jogos, para a reflexão das desigualdades.
- Maíra Mello Rezende Valle, Daiany Assunção de Sá
Contracepção: Responsabilidade Compartilhada
- Marcielly Cristina Moresco
Fanzine como potência educativa no combate à violência doméstica
- Maria Carolina Almeida de Azevedo
Espaços reais: por nossas vozes e afetos: protagonismo discente na EJA
- Mayara Amaral dos Santos, Otavio Gomes dos Santos, Evelin Purcini, Andre Lopes dos Santos
Flor do asfalto: Uma nova oportunidade a partir de letramentos múltiplos
- Roni de Mello Peronio, Ana Paula Cocco Bastos, Fabio Rossi, Marcela Ravasio
Uma abordagem dialógica sobre a divisão sexual do trabalho
- Severino Alves Reis
IDENTIDADE: Quem sou Eu? Quem somos nós.
Propostas da Educação Infantil
- Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda
PIPO E FIFI: CONHECER PARA PREVENIR
- Daniela Maria Granja Peixoto
Pensando sobre a igualdade no trabalho
- Elisângela Cristina Siqueira de Melo
(re)Contando as histórias dos avós pretos
- Glauce Stumpf
Pessoa – introdução aos direitos humanos numa perspectiva de gênero
- Luciana Lage de Souza, Juliana Hui Min Wu
Arco-Íris da Alegria e Diversidade
- Nathalia Cristina Servadio
Meninas também jogam futebol
- Renata Santos Pedreira
O cravo brigou com a rosa: repensando as relações de gênero na cantiga de roda
- Vanderlucia Cutrim de Sousa
Identidade e Educação Escolar Quilombola: O empoderamento Infantil Quilombola.
- Virginia Costa Alves, Daiana Scherer Correa Tavares
Sonhos são bem vindos, e possíveis – Pintando o 7, 8, 9, 10 na ed. Infantil
Observações gerais: a publicação das propostas aprovadas será realizada após a revisão feita a partir de recomendações do Comitê de Seleção entre abril e maio. Proponentes poderão receber solicitações de modificações dos projetos para atender aos critérios de seleção do Edital. Para mais informações: generoeeducacao@acaoeducativa.org.br