Confira o resultado do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2023
Hoje, 23 de outubro, às 19h, realizaremos uma transmissão ao vivo para homenagear as 10 propostas que se destacaram por sua criatividade e compromisso.
É com grande prazer que compartilhamos os resultados da terceira edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica, que ocorreu de março a maio deste ano. Recebemos um total de 125 propostas, demonstrando o forte interesse em promover a igualdade de gênero na educação.
O Comitê de Seleção, composto por uma equipe de profissionais e pesquisadores em gênero, raça e sexualidade na educação básica, analisou criteriosamente todas as propostas e selecionou as 10 que se destacaram por sua criatividade e compromisso.
Hoje, 23 de outubro, às 19h, realizaremos uma transmissão ao vivo para homenagear esses projetos. Você pode conferir a lista de selecionados e participar da cerimônia de reconhecimento para conhecer as autorias das 10 propostas mais criativas acessando o link da transmissão ao vivo no YouTube da Ação Educativa (clique aqui).
Lista de resultado: Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2023
AUTORAS E AUTORES | TÍTULO DA PROPOSTA |
---|---|
Agda Priscila da Silva, Alinne França Barros, Ana Gleysce Moura Brito, Árison Rodrigo de Brito, César Augusto Soares da Silva, Deysiane Ariele Nunes de Oliveira, Fernanda de Melo Beltrão, Jaime Cauã Lauriano de Lima, José Anderson Bezerra do Nascimento, Laís de Souza Lira, Lara Lemos Raulino de Souza, Letícia Franco Lemos dos Santos, Letícia Maria Oliveira Advíncula, Li Neves da Silva, Luis Philipe Machado, Luma Sabar Gomes Lins Santos de Barros, Maria Cecília de Oliveira Pacheco, Maria Júlia da Silva Pinto, Maria Júlia de Alcântara Martins, Maria Júlia Nunes Dantas, Maria Karolyne da Rocha Ferreira e Saulo José de Sena Silva. | Expo fotos de negros comuns: o cotidiano d@s trabalhadores negros em Natal-RN |
Aloísio Sousa Castro Junior e Luís Fellipe da Fonseca Lima Soares | RAÍZES AFROANCESTRAIS |
Alexandra Eugênia Araújo, Regina Célia do Couto e Katharina Jahmile Rodrigues Araújo | Reescrevendo contos de fada: Preta de Ébano e Branca de Neve |
Ana Maria Rivera Fellner | Entre Algumas Outras Tecnologias |
Ana Paula Rocha de Azevedo | Cultura afro-brasileira e indígena na Educação Infantil |
Antônio Barros de Aguiar | Vamos ao Cinema? O Cinema Negro como recurso didático e conhecimento histórico |
Cláudia Naoum | Clube das Cartas Secretas |
Cláudia Santos Pereira | Futsal feminino, gênero e espaço de fala: Desmistificando mitos |
Débora Lopes Alves Duarte | As mulheres negras na história do Brasil |
Déborah Goulart Silveira, Rafael da Silva Cezar e Monica Melo | Sete Mulheres |
Eliana Cristo de Oliveira | Vozes da África – uma experiência literária, gastronômica e sensorial |
Elisângela Cristina Siqueira de Melo | Senhoras, sagradas, co(n)sa(n)gradas! |
Elizangila Sousa de Jesus | Wakanda para sempre |
Emanuelle Souza Pacheco, Marcela Bianca Guedes Lopes, Júlia Souza e João Vitor Frutuoso | Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo |
Francisca Valeria Silva de Almeida, Ana Célia Pereira Damasceno de Macedo e Francigelda Ribeiro | Versos empenhados contra a violência a mulher |
Gabriel Santinelli Felipe Godoy e Nickolas Spinelli Klein | Ensino por narrativas: diversidade sexual e de gênero |
Helen Regina Fernandes Nascimento | Conhecendo minha identidade africana |
Juliana Kummer Perinazzo Ferreira | Vida Maria: Marias e suas vidas. |
Larissa Scotta | Por uma educação antirracista: discutindo o racismo linguístico |
Laina Caroline dos Santos Sousa, Maria Rosane Costa Torres e Luciano Ribeiro Ferreira Garcia | Uma experiência interdisciplinar para o ensino da cultura africana |
Marília Farias Xavier | Oficinas de Autonomia Leitora e Relações Étnico-raciais da Pedagopreta. |
Marileide Silva França e Carla Santos Pinheiro | Histórias do meu lugar: Trajetórias de mulheres que inspiram a nunca parar |
Maria Claudia Gorges | Entre algumas outras tecnologias |
Rodrigo Chandohá da Cruz e Cintia Metzner de Sousa | Trabalhando a Transexualidade e a Não-Binariedade usando a Literatura Infantil. |
Rosana de Souza Pereira Carvalho | A Escola de samba visita à escola formal |
Samara da Rosa Costa | África em nós: Práticas de alfabetização e letramento racial |
Suemys Luize Pansani Tavares | Descoloniza aí, EREMI! |
Indicados ao Reconhecimento Público:
AUTORES E AUTORAS | TÍTULO DA PROPOSTA |
---|---|
Aldenora Resende dos Santos Neta, Ana Carolina Abrao Neri, Antonio Higor Gusmao dos Santos, Carolina da Silva Portela, Camila Fernanda Pena Pereira, Emanuele da Silva Freire, Joice Fernanda Pinheiro, Maria Jandira de Andrade, Odla Cristianne Patriota Albuquerque, Saulo Barros da Costa, Patricia Fortes de Almeida | Úrsula em Quadrinhos: Protagonismos femininos e enfrentamentos no século XIX |
Ana Lúcia Nunes de Sousa, Aline Silva Dejosi Nery, Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Mariana da Silva Lima | Mulheres Negras Fazendo Ciência |
Ana Caroline Gonçalves, Amanda Sales Santos, Ana Clara Fernandes Nascimento, Ruan Coutinho Rodrigues, Eliana Cristo de Oliveira | Clube de Leitura Black Girls |
Cláudio Emanuel Dos Santos, Cláudio Vinícius Maia de Melo, Henrique da Silva Barbosa | Grafite e as artes desintegradas |
Deysiene Cruz Silva | CART(a)GRAFIAS INTERGERACIONAIS: sexismo e racismo nas escolas. |
Fernando Augusto do Nascimento | Julian é uma sereia: narrativas biográficas interseccionais na escola |
Gabriel Santinelli Felipe Godoy, Maíra Mello Rezende Valle | Sistemas Reprodutores: uma perspectiva antirracista e de combate à LGBTQIAfobia |
Glauberto da Silva Quirino, Mariana de Oliveira Duarte | Relações de Gênero nas aulas de Educação Física |
Hemily Pastanas Marinho, Luiz de Oliveira Auleriano | Clube de Leitura Ikiratsen Waina Kokama (Clube de Leitura Criança Mulher Kokama) |
Hilson Santos Olegario | Os Estudos de Gêneros e de Sexualidades no combate ao racismo e a intolerância |
Edital 2023 contará com uma segunda lista de aprovados em dezembro
Algumas propostas estão em processo de avaliação devido à necessidade de informações adicionais para sua aprovação final. As pessoas proponentes serão contatadas pela equipe de Gênero e Educação para obter os pareceres necessários e tornar as propostas mais completas e compreensíveis. Mais atualizações via e-mail.
Quando as propostas ficam disponíveis no banco de planos?
Após passarem por um processo de revisão, todas as propostas aprovadas – da primeira lista e, também, da segunda – ficarão disponíveis no banco de planos do site Gênero e Educação até dezembro de 2023. A equipe do Projeto Gênero e Educação entrará em contato com cada proponente para enviar devolutivas e as avaliações feitas sobre as propostas.
Dúvidas e informações: generoeeducacao@acaoeducativa.org.br