Seminário Gênero e Políticas Educacionais: assista na íntegra

Ação Educativa, Geledés, Fundação Carlos Chagas, FEUSP e Professores contra o Escola Sem Partido apresentaram em novembro os resultados preliminares da pesquisa. Veja como foi!

A Ação Educativa, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Fundação Carlos Chagas, Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e Professores contra o Escola Sem Partido desenvolveram coletivamente uma pesquisa sobre gênero nas políticas educacionais. Os resultados preliminares foram apresentados em seminário público no Centro MariAntonia da Universidade de São Paulo, no dia 11 de novembro. O estudo conta com apoio do Fundo Malala.

Mesa 1: Ultraconservadorismo: velhas e novas arenas de luta

A partir de diferentes perspectivas, o Seminário Gênero e Políticas Educacionais inicia com um diálogo que busca ampliar a leitura de contexto de ataques ao gênero, situando o fenômeno ultraconservador em sua ofensiva nas políticas educacionais.

  • Raça e gênero: compreendendo o fenômeno ultraconservador na educação – Suelaine Carneiro (Geledés – Instituto da Mulher Negra)
  • Ataques legislativos – Renata Aquino (Professores Contra o Escola Sem Partido)
  • Produção acadêmica e da sociedade civil – Thais Gava (Fundação Carlos Chagas)
Mesa 1: Ultraconservadorismo: velhas e novas arenas de luta

Mesa 2: Desafios de gênero na educação

Analisando os desafios em torno da agenda, pesquisadoras(es) do segundo debate do Seminário Gênero e Políticas Educacionais discutem alguns resultados preliminares da pesquisa e refletem sobre o conceito de interseccionalidade, identidade de gênero e masculinidades.

  • Desigualdade entre as mulheres: Gênero, raça e interseccionalidade – Bárbara Araújo (CAp-UERJ)
  • Identidade de gênero – Dayanna Louise (ANTRA)
  • Masculinidades – Alexandre Bortolini (ABETH)
  • Segregação nas carreiras – Liliane Bordignon (Fundação Carlos Chagas)
Mesa 2: Desafios de gênero na educação

Mesa 3: Anúncios e possibilidades

A terceira mesa do Seminário Gênero e Políticas Educacionais finaliza o evento com reflexões sobre as conquistas da educação e os desafios pela frente. O diálogo trouxe diferentes possibilidades a partir da cultura, da mobilização nos territórios e junto com as comunidades escolares e as juventudes.

  • Indique Gênero e Plano Nacional de Educação – Denise Carreira (FEUSP)
  • Escola, cultura e território – Jéssika Tenório (Ação Educativa)
  • Coletivos juvenis e comunicação comunitária  – Quinn (Poeta e Slammer)
  • Educação sexual na quebrada – Elânia Francisca (Espaço Puberê)
Mesa 3: Anúncios e possibilidades