Florescência literária: Proposta de ensino de literatura afro-brasileira

Estado: Rio Grande do Sul (RS)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade: Educação Regular

Disciplina: Língua Portuguesa

Formato: Presencial

Gabriela é formada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade La Salle desde 2021. Atua como professora na educação básica da rede pública, ministrando as disciplinas de português, literatura, projeto de vida e no itinerário de linguagens na construção de projetos (Novo Ensino Médio). Além disso, realiza trabalho de correção textual em um pré-vestibular privado e possui experiência prévia em um pré-vestibular popular.

Objetivos

Objetivo geral
Tornar efetiva a lei 10639/2003.

Objetivos específicos:
Propor reflexão a partir dos temas abordados na obra, que se relacionam à vivência negra;
Incentivar a leitura dos aprendizes por meio de uma proposta interessante e dinâmica.

Conteúdo

Cultura e literatura afro-brasileira; tipo textual narrativo; Identidade; Infância.

Metodologia

Semana 1 - Pré-leitura: introduzir uma conversa a partir da temática “infância”. Para esse momento, será solicitado previamente que os alunos tragam uma foto de quando eles eram crianças e que falem um pouco sobre a sua infância, mostrando a foto.
A seguir, o professor deve apresentar a personagem Geni aos estudantes, descrevendo algumas características dela como a curiosidade, os pensamentos engraçados que ela tinha, a imaginação e o dom de conversar com os animais. A partir dessa descrição, os alunos deverão escrever uma história em que Geni é a personagem principal. (Prazo de duas semanas)
Semana 2 - Leitura: Na aula da segunda semana do projeto, os alunos já devem ter entregado a produção textual. A partir disso, o professor irá apresentar a leitura de “Primeiras lembranças”, primeiro capítulo do livro “A cor da ternura”, aos alunos por meio de uma leitura dramatizada no ambiente da biblioteca. O convite para a leitura integral da obra partirá dessa leitura inicial, cujo objetivo é despertar o interesse dos alunos pela história de Geni. Os alunos terão duas semanas para finalizarem a leitura do texto, mas ficará definido que todos farão, até a aula da semana 3, a leitura até o capítulo 6 do livro.
Após a proposta da leitura, os alunos conhecerão a caixa de impressões literárias chamada “Central de comentários”, produzida pelo professor para que cada aluno registre suas impressões antes, durante e após a leitura, para diferenciar o tipo de comentário, os alunos devem receber papéis de cores diferentes, cada cor correspondente a um tipo de comentário. O professor deverá entregar aos alunos, ainda na aula da semana 2, um papel da cor amarela, que padroniza o comentário da primeira impressão sobre a leitura, e os alunos devem, em aula, escrever o primeiro comentário e depositar na caixa.
Semana 3: A aula da semana 3 deve ser iniciada com a entrega dos papéis laranjas, para que os alunos façam o comentário correspondente à leitura em andamento.
Na sequência, o professor apresentará a autora Geni Guimarães a partir do vídeo “Geni Guimarães”, produzido pelo canal “Balada literária”. A exibição do vídeo será seguida de comentários sobre aproximações entre o que foi visto no livro até o momento atual da leitura. Finalizado o momento da conversa, os alunos deverão se juntar em duplas e, por meio de pesquisas e das informações presentes no vídeo, construir um infográfico sobre a autora. Antes de iniciarem a produção, o professor tem de explicar a função do infográfico e oferecer modelos para que os alunos usem como base.
Semana 4: Pós-leitura: para essa aula, o ambiente da sala de aula deve ser preparado com um cartaz contendo a foto da autora e espaços para colar os infográficos dos alunos. No quadro, o professor deve colar ou escrever algumas frases retiradas do livro.
No primeiro momento da aula, os alunos serão recepcionados e orientados a sentar em um semicírculo e irão receber os papéis da cor azul para escrever o comentário pós-leitura sobre a obra, o comentário deve ser inserido na caixa. No segundo momento da aula, os estudantes deverão conversar sobre a obra e socializar as impressões literárias. O professor deverá pegar a lã e explicar a dinâmica: em referência à amiga aranha que Geni tem na história, a ideia é criar uma teia! Começando pelo professor, cada um deverá contar a sua experiência com a história e, terminando o relato, deverá atirar a lã para outro colega. No final dos relatos, todos estarão ligados por uma teia. Nesse momento, é importante que o professor medie a discussão e aborde, essencialmente, os seguintes pontos, pedindo que os alunos opinem:
o afeto familiar;
a questão racial e identitária de Geni;
a relação de Geni com os animais;
as frases importantes ditas pela personagem;
situações discriminatórias sofridas por Geni do livro;
a realização do sonho de Geni em tornar-se professora.
O questionamento final, para encerrar o momento da conversa, deve ser: qual é a cor da ternura?

Recursos Necessários

- Exemplar do livro “A cor da ternura”;
- caixa para confeccionar a “Central de comentários”
- cartaz grande;
- aparelho multimídia para reprodução de vídeo;
- cópias de modelos de infográficos;
- itens de decoração do ambiente: tapete, almofadas para os momentos de leitura etc.;
- materiais de uso do professor (quadro, canetas etc).

Duração Prevista

4 semanas (encontros de 2 horas aproximadamente)

Processo Avaliativo

A avaliação da proposta deve ser realizada considerando as construções orais feitas em sala de aula, o envolvimento com a produção das atividades solicitadas, as produções textuais realizadas em aula e a escrita dos comentários depositados na caixa “Central de comentários”.

Referências Bibliográficas

ALVES, José Hélder Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luiza de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 35-49.

BALADA LITERÁRIA. Geni Guimarães. Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3y2J-OxYUf0. Acesso em: 29 de mai. de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC/SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em: 24 de mar. de 2021.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DUARTE, Eduardo de Assis (Coord.). Literatura afro-brasileira: Abordagens na sala de aula. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

GABRIEL, Ruan de Sousa. A incrível história de Geni Guimarães, escritora homenageada na Balada Literária. O Globo. 03 de set. de 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/a-incrivel-historia-de-geni-guimaraes-escritora-homenageada-na-balada-literaria-24619538. Acesso em: 03 de jul. de 2021.

GUIMARÃES, Geni. A cor da ternura. 12 ed. São Paulo: FTD, 1998.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

MACEDO, Adriane Roberta Ribeiro de; MATSUMOTO, André Suehiro. O Ensino da Literatura Africana na Educação Básica: Observações Iniciais. Guarapuava: Interfaces, 2012. pp. 39-46.

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