O Cravo brigou com a Rosa: repensando as relações de gênero na cantiga de roda

Estado: Paraná (PR)

Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola

Modalidade:

Disciplina:

Formato: Presencial

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2013). Pós-graduada em Neuropedagogia pela FATEC (2014). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC/CNPq. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Campo Mourão, Paraná. Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: Educação, Direitos Humanos, Violência contra a Mulher e Formação Docente.

Objetivos

Analisar a cantiga de roda "O Cravo Brigou com a Rosa” com as crianças da Educação Infantil, a fim de repensar as relações de desigualdade de gênero e a importância de estabelecermos relações não violentas.

Objetivos específicos:

  • Refletir sobre as relações de gênero presentes na cantiga de roda, o Cravo e a Rosa, para explicar que a melhor forma de resolução dos conflitos não é a partir da violência;

  • Desenvolver a discriminação auditiva nas cantigas populares, de modo que permita compreender o que a letra da música está transmitindo. repensar a cultura machista presentes em suas letras e promover a igualdade de gênero;

  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação, cooperação e de igualdade entre as crianças;

  • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, de acordo com o que retrata a cantiga de roda “O cravo brigou com a rosa”;

  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e desenhos;

  • Recontar história e planejar coletivamente um novo roteiro, criando rimas, para a cantiga de roda.

Conteúdo


  • A violência praticada entre meninos e meninas;

  • Gênero musical cantiga de roda;

  • O respeito com os outros e o reconhecimento das diferenças que nos constituem enquanto sujeitos;

  • A produção de movimentos e gestos por meio da cantiga de roda.

Metodologia

Inicialmente senta-se com as crianças em roda, no centro da sala. Antes de iniciar o momento da musicalização converse com as crianças sobre cantigas de roda: Vocês sabem o que são cantigas de roda? Conhecem alguma? Esperar as crianças expressarem suas opiniões e em seguida explicar o que são cantigas de roda.

Apresentar a cantiga de roda “O cravo e a rosa” e cantar com os/as alunos/as. Pedir para que eles/as se levantem e expressem por meio de movimentos e gestos o que a letra está dizendo com o/a colega ao lado.

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo ficou ferido
E a rosa despedaçada

O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar

Após esse movimento, solicitar que representem a história da cantiga no caderno de Artes.

 

Escrever a letra da cantiga no quadro e pedir para que os/as alunos/as expressem suas opiniões, sentimentos e emoções sobre a letra a cantiga, por meio da linguagem oral.

Caso for preciso, para mediar esse processo de expressão, a fim de atingir o objetivo, sugerimos algumas perguntas, para refletir, oralmente, que nas relações entre meninos e meninas ou homens e mulheres, a melhor forma de resolução dos conflitos não é a partir da violência. O que aconteceu na cantiga “O Cravo Brigou com a Rosa”? Como era o lugar que eles estavam? É correto brigar entre meninos e meninas? Qual a melhor forma de resolver conflitos? Seria por meio da violência? Ou poderíamos conversar e construirmos boas relações?

Agora vamos reconstruir e inventar um novo desfecho para a história para da cantiga do “O cravo e a rosa”. Para isso escreva a letra da cantiga no quadro e estimule a expressão oral dos alunos sobre novos desfechos para a história.

Sugestão:

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo ficou ferido
E a rosa despedaçada

 

Para finalizar, pedir que encenem a nova versão e a representem no caderno de Artes.

Recursos Necessários


  • Caderno de Artes

  • Lápis de cor.

Duração Prevista

3 aulas de 1 hora cada.

Processo Avaliativo

O processo avaliativo se dará de forma contínua, verificando as expressões, participação e desenvolvimento conforme a singularidade de cada aluno/a.

Observações

Cada aula terá um desenvolvimento particular em função das características da interação e reflexão de cada turma.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

O cravo e a rosa. Cantigas populares. Letras. Disponível em: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/631308/. Acesso dia: 01 de dezembro de 2021.

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