Chá de bonecas e bonecos em contexto de educação infantil
Estado: Santa Catarina (SC)
Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola
Modalidade: Educação Regular
Disciplina:
Formato: Presencial
Graduada em Pedagogia desde 2009. Professora de educação infantil do quadro permanente da rede municipal de ensino de Florianópolis e mestranda em Educação na Linha Educação e Infância (PPGE/UFSC).
Objetivos
- Complexificar os saberes em contexto de educação infantil no que tange as relações de gênero;
- Desconstruir estereótipos de masculinidades e feminilidades por meio da brincadeira com bonecas e bonecos;
- Evidenciar a potência da dimensão corporal nos cuidados de si e da/o outra/o;
- Mediar discussões acerca das relações étnico-raciais e constituição familiar, atentando para o respeito às diferenças;
- Possibilitar, por meio das brincadeiras com bonecas e bonecos, a aproximação das famílias com o cotidiano institucional de educação infantil;
- Revitalizar o espaço da sala em parceria das crianças e famílias.
Conteúdo
As bonecas e bonecos são cotidianamente escolhidas pelas crianças para compor as brincadeiras de papéis sociais, principalmente, na representação do vivido em contexto familiar. A ideia de que brincar de casinha e bonecas é exclusivamente para meninas vem sendo questionada, considerando a importância de se desconstruir expectativas binárias de feminilidades e masculinidades para com as crianças, principalmente, por reforçarem estereótipos de gênero e uma cultura sexista. Inserida teoricamente nos Estudos de Gênero e Estudos Feministas, é possível compreender o suposto interesse das meninas nesse tipo de brincadeira como sendo uma construção sociocultural, assim como o suposto desinteresse dos meninos.
Metodologia
Essa proposta é pensada numa perspectiva de envolvimento entre crianças entre 4 e 5 anos, suas famílias e a instituição. A metodologia envolve:
Para isso, é necessário instigar e mediar o diálogo entre as crianças no que diz respeito à sua compreensão sobre constituição familiar, expectativa sobre os papéis sociais (mãe, pai, filha, filho, etc.), nesse sentido, a literatura infantil pode contribuir com mais elementos para essa discussão.
A partir dos indicativos lançados pelas crianças propor um processo de adoção de um bebê (bonecas e bonecas), para levar para suas casas, tomar os devidos cuidados, confeccionar roupas para ela/ele em parceria da família, fazer registros (se possível).
Durante o período (1 a 2 semanas) que a boneca e boneco estiverem na casa das crianças, iniciar conversas de como está sendo, como é cuidar de um/a bebê, como estão se sentindo desempenhando esses papéis, quais são os desafios e descobertas.
À medida que foram finalizando esse processo, organizar um momento de interação com as famílias, a instituição e as crianças, com o Chá de Bonecas e Bonecos, para que as crianças possam contar suas impressões e sensações dessa proposta de cuidado de si e da/o outra/o.
- Participação das crianças no desenvolvimento e complexificação da proposta, para isso exercitar a ausculta atenta;
- Estratégias de registro fotográfico, escrito e reflexões acerca da ação pedagógica;
- Considerar indicativos compartilhados pelas famílias.
Para isso, é necessário instigar e mediar o diálogo entre as crianças no que diz respeito à sua compreensão sobre constituição familiar, expectativa sobre os papéis sociais (mãe, pai, filha, filho, etc.), nesse sentido, a literatura infantil pode contribuir com mais elementos para essa discussão.
A partir dos indicativos lançados pelas crianças propor um processo de adoção de um bebê (bonecas e bonecas), para levar para suas casas, tomar os devidos cuidados, confeccionar roupas para ela/ele em parceria da família, fazer registros (se possível).
Durante o período (1 a 2 semanas) que a boneca e boneco estiverem na casa das crianças, iniciar conversas de como está sendo, como é cuidar de um/a bebê, como estão se sentindo desempenhando esses papéis, quais são os desafios e descobertas.
À medida que foram finalizando esse processo, organizar um momento de interação com as famílias, a instituição e as crianças, com o Chá de Bonecas e Bonecos, para que as crianças possam contar suas impressões e sensações dessa proposta de cuidado de si e da/o outra/o.
Recursos Necessários
Livros de literatura infantil que contribuam para as reflexões sobre as temáticas abordadas; bonecas e bonecos (bebês), considerando a diversidade étnico-racial; tecidos, linhas, agulhas e aviamentos; utensílios para o chá com as famílias.
Duração Prevista
3 a 4 semanas.
Processo Avaliativo
O processo avaliativo deverá acontecer no diálogo com as crianças, ouvindo suas impressões, sensações e expectativas, além do compartilhamento com as famílias do vivido em contexto institucional e contexto familiar. Todos esses elementos devem ser registrados (escrito e fotográfico) como forma de documentação.
A ideia é que tenhamos elementos para desconstrução de estereótipos daquilo que é considerado tipicamente feminino ou masculino. Assim como, ampliar as possibilidades de brincadeiras entre as crianças, meninos e meninas, dentro das instituições de educação infantil. Além de possibilitar que as famílias compreendam nossas propostas para além de discursos de senso comum, e sim como necessárias para a constituição dos saberes de crianças pequenas.
A ideia é que tenhamos elementos para desconstrução de estereótipos daquilo que é considerado tipicamente feminino ou masculino. Assim como, ampliar as possibilidades de brincadeiras entre as crianças, meninos e meninas, dentro das instituições de educação infantil. Além de possibilitar que as famílias compreendam nossas propostas para além de discursos de senso comum, e sim como necessárias para a constituição dos saberes de crianças pequenas.
Observações
A observação que faço é que propor algo para crianças pequenas não pode ser estanque e inflexível. Por isso o que proponho pode não servir para outras realidades e contextos, essa proposta foi pensada para determinado grupo de crianças, suas famílias, em um determinado contexto.
Referências Bibliográficas
AGOSTINHO, Kátia Adair. A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões. Da Investigação às Práticas, v. 6, n. 1, p. 69-86, 2016.
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AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo. 2ª Reimpressão. Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. 2012. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Linha Ensino e Formação de Educadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
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