Quem são os privilegiados no futebol?

Estado: São Paulo (SP)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação Regular

Disciplina: Educação Física

Formato: Remoto

Professor de educação física, pós graduado em Educação Física Escolar, pedagogo e pós-graduado em Convivência Ética na escola, com artigo escrito sobre Método de Preocupação Compartilhada em um caso instaurado de Bullying. Atua professor de Educação Física na rede municipal (Fundamental I) e privada (Fundamental II), além de atuar como Orientador de Convivência do 6º ano até a 3ª série do Ensino Médio na rede privada.

Objetivos

Apresentar fatos históricos e debater se houve grupos de praticantes de futebol privilegiados desde a chegada da modalidade no Brasil até os tempos de hoje. Se houve, qual foi este grupo.

Conteúdo


  • Desigualdade de oportunidade de prática do futebol em termos de raça e gênero;

  • Combate ao discurso homofóbico no futebol brasileiro.

Metodologia


  • Diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes com relação à proibição da prática esportiva e do futebol em específico para alguns grupos da sociedade.

  • Debate com estudantes sobre a existência de expressões e atitudes homofóbicas na modalidade.

  • Sala de aula invertida: apresentação de textos e vídeos (indicados como referência bibliográfica nessa proposta) seguida de discussão crítica sobre o material com o grupo.


 

Aula 1


Mapeamento dos conhecimentos prévios.

Aula 2


Formação dos grupos e discussão dos vídeos e textos sobre a proibição dos negros no futebol dentro da história da modalidade no Brasil.

Aula 3


Debate dos vídeos e textos sobre a proibição da prática esportiva e do futebol pelas mulheres.

Aula 4


Homofobia no futebol.

Aula 5, 6 e 7


Estudantes apresentarão políticas públicas para coibir o uso de expressões homofóbicas no futebol e criarão práticas na sua realidade para diminuir a desigualdade na prática em termos de raça ou gênero.

Recursos Necessários

Vídeos, textos e plataforma para aulas em tempo real.

Duração Prevista

7 aulas de 1 hora cada

Processo Avaliativo

Os estudantes, em pequenos grupos, deverão apresentar as suas propostas para mudar a realidade da desigualdade de oportunidade de prática em termos de gênero, raça e identificação, extinção de expressões homofóbicas no futebol.

Referências Bibliográficas

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