Em Debate as Questões: Gênero, Étnico-racial e Classe Social
Estado: Espírito Santo (ES)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Artes, Espanhol, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Sociologia
Formato: Presencial
.
Objetivos
Objetivo geral
Promover reflexões acerca das questões de gênero, étnico-raciais e de classe social junto a estudantes jovens, adultos e idosos do curso técnico integrado em hospedagem.
Objetivos específicos
Promover reflexões acerca das questões de gênero, étnico-raciais e de classe social junto a estudantes jovens, adultos e idosos do curso técnico integrado em hospedagem.
Objetivos específicos
- Apresentar aos discentes os fundamentos teóricos e conceituais relacionados às discussões sobre gênero, étnico-raciais e classe social;
- Realizar discussões de sondagem e problematização sobre as questões de gênero, étnico-raciais e de classe;
- Incentivar os discentes a reconhecer, no cotidiano, as mais diferentes formas de expressão das questões de gênero, étnicos-raciais e de classe.
- Apresentar a proposta de subtema de estudo e pesquisa orientada para a turma de discentes.
- Definir de forma participativa a metodologia a ser adotada para o desenvolvimento do estudo e apresentação do subtema.
- Definir cronograma, forma e recursos para apresentação do trabalho.
Conteúdo
Modalidade: Seminário Temático Integrador
1. Apresentação
A presente proposta de ação educativa tem como referencia as experiências de seminários integrados realizados junto a estudantes e docentes dos cursos técnicos integrados do Proeja, Ifes, campus Vitória. Nesta oportunidade, o eixo temático, como também os respectivos subtemas são previamente discutidos e definidos por docentes dos mais diversos componentes curriculares e na sequência, apresentadas e definidas as propostas de desenvolvimento das ações educativas junto aos estudantes.
Nestes termos, no formato de seminário temático integrador, o presente projeto politico pedagógico, de caráter interdisciplinar, fundamenta-se na proposta de articulação de conteúdos dos mais diversos componentes curriculares do núcleo comum e do núcleo técnico do curso técnico em hospedagem.
Por meio de temas transversais e subtemas correspondentes, a integração entre os componentes curriculares se realiza no esforço de diálogo entre teorias e conceitos das diversas áreas do conhecimento.
A estratégia pedagógica interdisciplinar de base reflexivo-critica ganha concretude por meio de metodologias participativas engendradas na definição de recursos didáticos com vistas a potencializar a criatividade dos(as) estudantes. Nesta perspectiva, o desenvolvimento do projeto perpassa pelas vivências e experiências do cotidiano dos e das estudantes por meio das mais diversas formas de expressão da vida em sociedade: música, poesia, arte em geral, comportamento, vestuário, valores sociais, regras sociais, símbolos, dentre outras possibilidades para reflexão critica e assim, revelar o contraditório nas questões de gênero, étnico-raciais e de classe.
Outrossim, destacado – objetivo principal desta proposta, segue o desenvolvimento das ações para garantir a efetiva realização da ação educativa no formato de seminário temático integrador.
2. Desenvolvimento
Em sua integra, a ação educativa será realizada em duas partes, a saber:
1º parte:
A partir do eixo temático central: “Questões em debate: gênero, étnico -racial e de classe social “, os professores dos diversos componentes curriculares buscarão inicialmente:
a) definir a equipe interdisciplinar de coordenação da ação educativa;
b) definir os docentes responsáveis pelas turmas para desenvolvimento do trabalho;
c) após definição das turmas sob responsabilidade dos respectivos docentes, de forma conjunta, os docentes deverão definir a estratégia pedagógica de abordagens junto aos estudantes de suas turmas, com o propósito de introduzir as discussões e o movimento reflexivo de forma fundamentada sobre os questões: gênero, étnico-raciais e de classe;
d) cada um dos docentes deverá selecionar materiais de estudos sobre as questões para posterior discussão entre os discentes da turma de sua responsabilidade;
e) cada um dos docentes deverá dividir a turma em grupos de estudos, de forma equitativa, conforme o número de total de discentes;
f) Os docentes de forma conjunta deverão elaborar roteiro de estudos sobre as questões, a ser disponibilizado para os grupos de estudos de suas respectivas turmas. O roteiro de estudos deverá priorizar a problematização das temáticas, sem perder de vista a historicidade dos processos relacionados em sua totalidade de alcance e reflexão-critica.
Na sequência dos encaminhamentos, as atividades serão desenvolvidas a conforme as seguintes etapas, a saber:
1ª etapa: Apresentação da proposta de trabalho sobre as questões de gênero, étnico-raciais e de classe social a ser desenvolvida pelos discentes em suas respectivas turmas.
2º etapa: Realização de aula expositiva dialogada com o objetivo de introduzir os estudos relacionados às questões: de gênero, étnico-raciais e de classe.
3º etapa: Divisão da turma em grupos de estudos, entrega do roteiro de estudos e de recursos didáticos de apoio para realização de discussões pelos discentes em seus respectivos grupos de estudos. Após as discussões, cada grupo deverá elaborar uma síntese a ser apresentada durante realização de um painel de exposição.
Realizadas as exposições das sínteses, em cada uma das turmas, o docente responsável buscará sistematizar as apresentações e na sequência, apontar os encaminhamentos.
Neste interim, as sistematizações realizadas pelos docentes a partir dos resultados de estudos realizados pelos discentes em suas respectivas turmas, deverão ser socializadas com o conjunto dos docentes em uma reunião ampliada com o objetivo de avaliar o alcance do movimento reflexivo realizado pelos discentes em suas respectivas turmas.
4º etapa: Orientados pelos seus respectivos professores, cada turma de discentes irá participar da construção de um mural alusivo às questões: gênero, étnico-racial e de classe. Este mural será produzido de forma coletiva com a participação de todos os discentes e docentes que realizaram as etapas anteriores que culminou com a realização do painel de exposição realizado em cada uma das turmas. O mural coletivo será produzido com utilização de gravuras, desenhos, frases, etc.
Além do mural coletivo que contará com a participação dos discentes de todas as turmas, orientados por seus respectivos docentes, será lançado um concurso de redações, poemas ou crônicas com referência os estudos realizados sobre as questões: gênero, étnico-racial e de classe social.
2º parte
1ª etapa: organização do seminário integrador
Nesta etapa, serão mantidos os grupos de estudos anteriormente formados pelos respectivos docentes responsáveis pelas turmas. As atividades de pesquisas e estudos serão realizadas pelos grupos e posteriormente deverão compor uma única apresentação dos resultados do coletivo da turma, a ser apresentado no seminário integrador.
2.1.O seminário integrador será realizado a partir da seguinte programação:
• Abertura: fala de um docente representando o coletivo dos docentes.
• Momento cultural: apresentação de um número artístico-cultural a ser preparado pelos discentes.
• Apresentação dos trabalhos pelas turmas
• Espaço de debate: palavra franqueada aos discentes com o objetivo de contribuir com o movimento reflexivo relacionado às questões de estudo: gênero, étnico-racial e de classe social.
• Sistematização das experiências
• Encerramento
2.2. Orientações sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos de estudantes em suas respectivas turmas.
Os docentes deverão sortear uma das turmas para realizar estudos sobre o Manifesto do Partido Comunista e, de forma orientada pelos respectivos discentes, produzirem um texto e roteiro de uma encenação que torne evidente a divisão social de classes, assim como o processo de luta de classe na sociedade atual.
Nesta encenação, poderão ser utilizados recursos áudio visuais, efeitos diversos, cenários, figurinos, etc. A criatividade deverá potencializar a iniciativa dos discentes em encenar a sociedade de classes no âmbito das contradições da sociedade capitalista.
A encenação será a primeira atividade ser apresentada, na sequencia de outras atividades que serão produzidas e apresentadas pelos estudantes.
Outros sorteios deverão ser realizados para definir a atividade que cada uma das turmas irá produzir e apresentar a partir das temáticas estudadas.
2.3. Sugestão de atividades a serem desenvolvidas pelas turmas de discentes sob orientação de docentes
• Produção de vídeo com entrevistas realizadas junto a familiares, pessoas da comunidade e/ou estudantes da escola;
• Levantamento de letras de músicas alusivas ao preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc. as músicas poderão ser interpretadas por meio de curtas encenações;
• Levantamento e apresentação de material publicitário que faz apologia ao preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc.
• Levantamento e apresentação sobre comportamentos sociais alusivos a situações de preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc. A apresentação pode ser por meio de vídeos, encenações, declamações, jogral, etc.
• Levantamento e produção de matérias alusivas a situação de violência e criminalidade contra LGBT+, mulheres, negros, pobres. O resultado desta atividade pode ser apresentado por meio de recursos audiovisuais, encenações, jogral, et.
• Levantamento de situações do cotidiano que comprovam a exclusão social e o preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc. O resultado desta atividade pode ser apresentado por meio de recursos audiovisuais, encenações, jogral, cordel,etc.
• Levantamento de provérbios, frases de efeito, frases de para-choque de caminhão, expressões clichês de estereótipos alusivos às questões de gênero, étnico-raciais e de classe.
• Além de outras atividades que consigam extrair da realidade social situações que remetam a apologia aos preconceitos de gênero, de classe, e étnico-racial.
2.4. Procedimentos:
As atividades a serem sistematizadas para fins de definição e apresentação do produto educacional devem estar diretamente relacionadas com o cotidiano de vivências e experiências dos discentes em relação a vida em família, grupos sociais diversos, trabalho, moda, comportamentos, tradições culturais, padrões sociais, dentre outras possibilidades que possibilitem reflexões a partir das relações de trabalho, convívio social, doutrinas religiosas, etc.
Definidas as atividades a serem realizadas por cada uma das turmas de discentes, os docentes responsáveis, de forma articulada, deverão orientar o processo de pesquisa, estudos, discussões e preparação do produto educacional a ser apresentado durante o seminário integrador.
A partir da encenação da turma que fará o estudo sobre o Manifesto do Partido Comunista, o ordem de apresentação dos produtos educacionais ficará a cargo da coordenação do projeto em decisão conjunta com os docentes envolvidos.
1. Apresentação
A presente proposta de ação educativa tem como referencia as experiências de seminários integrados realizados junto a estudantes e docentes dos cursos técnicos integrados do Proeja, Ifes, campus Vitória. Nesta oportunidade, o eixo temático, como também os respectivos subtemas são previamente discutidos e definidos por docentes dos mais diversos componentes curriculares e na sequência, apresentadas e definidas as propostas de desenvolvimento das ações educativas junto aos estudantes.
Nestes termos, no formato de seminário temático integrador, o presente projeto politico pedagógico, de caráter interdisciplinar, fundamenta-se na proposta de articulação de conteúdos dos mais diversos componentes curriculares do núcleo comum e do núcleo técnico do curso técnico em hospedagem.
Por meio de temas transversais e subtemas correspondentes, a integração entre os componentes curriculares se realiza no esforço de diálogo entre teorias e conceitos das diversas áreas do conhecimento.
A estratégia pedagógica interdisciplinar de base reflexivo-critica ganha concretude por meio de metodologias participativas engendradas na definição de recursos didáticos com vistas a potencializar a criatividade dos(as) estudantes. Nesta perspectiva, o desenvolvimento do projeto perpassa pelas vivências e experiências do cotidiano dos e das estudantes por meio das mais diversas formas de expressão da vida em sociedade: música, poesia, arte em geral, comportamento, vestuário, valores sociais, regras sociais, símbolos, dentre outras possibilidades para reflexão critica e assim, revelar o contraditório nas questões de gênero, étnico-raciais e de classe.
Outrossim, destacado – objetivo principal desta proposta, segue o desenvolvimento das ações para garantir a efetiva realização da ação educativa no formato de seminário temático integrador.
2. Desenvolvimento
Em sua integra, a ação educativa será realizada em duas partes, a saber:
1º parte:
A partir do eixo temático central: “Questões em debate: gênero, étnico -racial e de classe social “, os professores dos diversos componentes curriculares buscarão inicialmente:
a) definir a equipe interdisciplinar de coordenação da ação educativa;
b) definir os docentes responsáveis pelas turmas para desenvolvimento do trabalho;
c) após definição das turmas sob responsabilidade dos respectivos docentes, de forma conjunta, os docentes deverão definir a estratégia pedagógica de abordagens junto aos estudantes de suas turmas, com o propósito de introduzir as discussões e o movimento reflexivo de forma fundamentada sobre os questões: gênero, étnico-raciais e de classe;
d) cada um dos docentes deverá selecionar materiais de estudos sobre as questões para posterior discussão entre os discentes da turma de sua responsabilidade;
e) cada um dos docentes deverá dividir a turma em grupos de estudos, de forma equitativa, conforme o número de total de discentes;
f) Os docentes de forma conjunta deverão elaborar roteiro de estudos sobre as questões, a ser disponibilizado para os grupos de estudos de suas respectivas turmas. O roteiro de estudos deverá priorizar a problematização das temáticas, sem perder de vista a historicidade dos processos relacionados em sua totalidade de alcance e reflexão-critica.
Na sequência dos encaminhamentos, as atividades serão desenvolvidas a conforme as seguintes etapas, a saber:
1ª etapa: Apresentação da proposta de trabalho sobre as questões de gênero, étnico-raciais e de classe social a ser desenvolvida pelos discentes em suas respectivas turmas.
2º etapa: Realização de aula expositiva dialogada com o objetivo de introduzir os estudos relacionados às questões: de gênero, étnico-raciais e de classe.
3º etapa: Divisão da turma em grupos de estudos, entrega do roteiro de estudos e de recursos didáticos de apoio para realização de discussões pelos discentes em seus respectivos grupos de estudos. Após as discussões, cada grupo deverá elaborar uma síntese a ser apresentada durante realização de um painel de exposição.
Realizadas as exposições das sínteses, em cada uma das turmas, o docente responsável buscará sistematizar as apresentações e na sequência, apontar os encaminhamentos.
Neste interim, as sistematizações realizadas pelos docentes a partir dos resultados de estudos realizados pelos discentes em suas respectivas turmas, deverão ser socializadas com o conjunto dos docentes em uma reunião ampliada com o objetivo de avaliar o alcance do movimento reflexivo realizado pelos discentes em suas respectivas turmas.
4º etapa: Orientados pelos seus respectivos professores, cada turma de discentes irá participar da construção de um mural alusivo às questões: gênero, étnico-racial e de classe. Este mural será produzido de forma coletiva com a participação de todos os discentes e docentes que realizaram as etapas anteriores que culminou com a realização do painel de exposição realizado em cada uma das turmas. O mural coletivo será produzido com utilização de gravuras, desenhos, frases, etc.
Além do mural coletivo que contará com a participação dos discentes de todas as turmas, orientados por seus respectivos docentes, será lançado um concurso de redações, poemas ou crônicas com referência os estudos realizados sobre as questões: gênero, étnico-racial e de classe social.
2º parte
1ª etapa: organização do seminário integrador
Nesta etapa, serão mantidos os grupos de estudos anteriormente formados pelos respectivos docentes responsáveis pelas turmas. As atividades de pesquisas e estudos serão realizadas pelos grupos e posteriormente deverão compor uma única apresentação dos resultados do coletivo da turma, a ser apresentado no seminário integrador.
2.1.O seminário integrador será realizado a partir da seguinte programação:
• Abertura: fala de um docente representando o coletivo dos docentes.
• Momento cultural: apresentação de um número artístico-cultural a ser preparado pelos discentes.
• Apresentação dos trabalhos pelas turmas
• Espaço de debate: palavra franqueada aos discentes com o objetivo de contribuir com o movimento reflexivo relacionado às questões de estudo: gênero, étnico-racial e de classe social.
• Sistematização das experiências
• Encerramento
2.2. Orientações sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos de estudantes em suas respectivas turmas.
Os docentes deverão sortear uma das turmas para realizar estudos sobre o Manifesto do Partido Comunista e, de forma orientada pelos respectivos discentes, produzirem um texto e roteiro de uma encenação que torne evidente a divisão social de classes, assim como o processo de luta de classe na sociedade atual.
Nesta encenação, poderão ser utilizados recursos áudio visuais, efeitos diversos, cenários, figurinos, etc. A criatividade deverá potencializar a iniciativa dos discentes em encenar a sociedade de classes no âmbito das contradições da sociedade capitalista.
A encenação será a primeira atividade ser apresentada, na sequencia de outras atividades que serão produzidas e apresentadas pelos estudantes.
Outros sorteios deverão ser realizados para definir a atividade que cada uma das turmas irá produzir e apresentar a partir das temáticas estudadas.
2.3. Sugestão de atividades a serem desenvolvidas pelas turmas de discentes sob orientação de docentes
• Produção de vídeo com entrevistas realizadas junto a familiares, pessoas da comunidade e/ou estudantes da escola;
• Levantamento de letras de músicas alusivas ao preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc. as músicas poderão ser interpretadas por meio de curtas encenações;
• Levantamento e apresentação de material publicitário que faz apologia ao preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc.
• Levantamento e apresentação sobre comportamentos sociais alusivos a situações de preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc. A apresentação pode ser por meio de vídeos, encenações, declamações, jogral, etc.
• Levantamento e produção de matérias alusivas a situação de violência e criminalidade contra LGBT+, mulheres, negros, pobres. O resultado desta atividade pode ser apresentado por meio de recursos audiovisuais, encenações, jogral, et.
• Levantamento de situações do cotidiano que comprovam a exclusão social e o preconceito de classe, étnico-racial, de gênero, etc. O resultado desta atividade pode ser apresentado por meio de recursos audiovisuais, encenações, jogral, cordel,etc.
• Levantamento de provérbios, frases de efeito, frases de para-choque de caminhão, expressões clichês de estereótipos alusivos às questões de gênero, étnico-raciais e de classe.
• Além de outras atividades que consigam extrair da realidade social situações que remetam a apologia aos preconceitos de gênero, de classe, e étnico-racial.
2.4. Procedimentos:
As atividades a serem sistematizadas para fins de definição e apresentação do produto educacional devem estar diretamente relacionadas com o cotidiano de vivências e experiências dos discentes em relação a vida em família, grupos sociais diversos, trabalho, moda, comportamentos, tradições culturais, padrões sociais, dentre outras possibilidades que possibilitem reflexões a partir das relações de trabalho, convívio social, doutrinas religiosas, etc.
Definidas as atividades a serem realizadas por cada uma das turmas de discentes, os docentes responsáveis, de forma articulada, deverão orientar o processo de pesquisa, estudos, discussões e preparação do produto educacional a ser apresentado durante o seminário integrador.
A partir da encenação da turma que fará o estudo sobre o Manifesto do Partido Comunista, o ordem de apresentação dos produtos educacionais ficará a cargo da coordenação do projeto em decisão conjunta com os docentes envolvidos.
Metodologia
Leitura critica da realidade de vivências e experiências do cotidiano.
Recursos Necessários
Textos, recursos audiovisuais, material de publicidade, letras de músicas, códigos de comportamentos, vestuário, gestos,etc
Duração Prevista
A definição do cronograma de realização da ação educativa estará condicionado à estrutura de organização da escola: modalidade de ensino, carga horária, matriz curricular, ementas das disciplinas, dentre outras variáveis.
Com base nas experiências realizadas, trata-se de uma ação educativa a ser realizada durante um semestre letivo.
Com base nas experiências realizadas, trata-se de uma ação educativa a ser realizada durante um semestre letivo.
Processo Avaliativo
A avaliação é qualitativa e processual e deverá envolver os discentes em suas respectivas turmas com a participação dos docentes responsáveis pelo desenvolvimento de todas as atividades realizadas.
A primeira avaliação será em formato de seminário de avaliação a a ser realizado por turmas sob a orientação do docente responsável.
A segunda avaliação será por meio da elaboração de um relatório individual sobre as atividades desenvolvidas durante todo o processo de estudos e pesquisas sobre as questões de gênero, étnico-raciais e de classe.
Os relatórios produzidos juntamente com os registros de todas as atividades desenvolvidas poderão resultar em materiais de estudos a serem disponibilizados para o conjunto da escola e demais interessados no formato de e-book, ou impresso.
A primeira avaliação será em formato de seminário de avaliação a a ser realizado por turmas sob a orientação do docente responsável.
A segunda avaliação será por meio da elaboração de um relatório individual sobre as atividades desenvolvidas durante todo o processo de estudos e pesquisas sobre as questões de gênero, étnico-raciais e de classe.
Os relatórios produzidos juntamente com os registros de todas as atividades desenvolvidas poderão resultar em materiais de estudos a serem disponibilizados para o conjunto da escola e demais interessados no formato de e-book, ou impresso.
Observações
A experiência de ação educativa foi apresentada para ser desenvolvida sem limitações.
Referências Bibliográficas
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