Feminicídio no Brasil – definição, causas e interseccionalidade

Estado: Paraná (PR)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Profissional Tecnológica

Disciplina: Língua Portuguesa, Sociologia

Formato: Híbrido

Fundado em 2018, o Passou dos Limites é um clube do Colégio Suíço Brasileiro de Curitiba, liderado por alunas do ensino médio e tem como principal objetivo combater e informar sobre as ações que passam do limites, como sexismo e preconceitos em geral.

Objetivos


  1. Trazer atenção para o tema, ao passo que definimos o termo e explicitamos a importância da discussão;

  2. Assegurar, ao menos, a compreensão da situação geral do tema no Brasil;

  3. Explicitar as diversas camadas da sociedade e como elas são afetadas de formas diferentes pela mesma questão;

  4. Trazer à luz as origens estruturais do problema.

Conteúdo

1. Definições
a. feminicídio ou femicídio
b. Misoginia
c. Lei Maria da Penha
d. Interseccionalidade

2. Quem comete o crime de feminicídio e quais são as motivações
a. atividade interativa com machetes de notícias que relatam casos de feminicídio
b. parceiros ou homens próximos

3. Feminicídio e Classes Sociais
a. índices das classes mais altas em comparação com as mais baixas
b. comparação entre estados e regiões

4. Feminicídio e o preconceito
a. Racismo - taxa de mulheres pretas assassinadas por ano
b. Transfobia - taxa de mulheres trans assassinadas por ano

5. Por que o feminicídio existe?

6. E o assassinato de homens e com outras motivações?

Metodologia

Aulas expositivas com a apresentação dos dados sugeridos, interação com a turma por meio das machetes censuradas, fazendo com que os alunos deduzam os autores e motivações dos crimes de feminicídio e, por fim, propor uma discussão sobre o tema com base nos fatos apresentados anteriormente. Sugestão de apresentação: https://docs.google.com/presentation/d/1KOKzyvbgLz4MHJzO59uWu79XWXFWzdUQQQzRT2pOQJ8/edit?usp=sharing

Recursos Necessários

Um computador com acesso à internet e um projetor/tv.

Duração Prevista

Quatro aulas de 45' (três horas ao todo).

Processo Avaliativo

Os alunos serão avaliados com base na participação na discussão que deve ocorrer ao fim da quarta aula expositiva.

Referências Bibliográficas

DOWNLOAD