Desenho animado e igualdade de gênero

Estado: Bahia (BA)

Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola

Modalidade:

Disciplina: Língua Portuguesa, Sociologia

Formato: Presencial

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, cursando Interpretação a Libras. Defensora da inclusão e diversidade.

Objetivos


  • Desmitificar a separação entre brincadeiras de meninas e brincadeira de meninos;

  • Trabalhar os papéis sociais;

  • Discutir sobre o empoderamento feminino.

Conteúdo

Igualdade de Gênero

Metodologia

Iniciar a aula perguntando às crianças se já assistiram Peppa Pig, o que elas sabem sobre o desenho, o que elas acham interessante.

Assistir o desenho animado Peppa Pig:

  • Episódio 2 – Mamãe trabalhando

  • Episódio 4 – Soltando pipa

  • Episódio 8 – Aula de balé


Entre os episódios, perguntar o que as crianças perceberam de diferente. Devolver uma pergunta, como por exemplo, sobre episódio 8, perguntando quem gosta de balé. Observar a reação dos meninos, perguntar qual menino quer dançar balé. Se a resposta deles forem negativa, perguntar por que não dançam. Enfatizando que balé é uma dança, e todos podem dançar.

A partir das discussões feitas após a exibição de cada episódio, o professor ensinará o que é gênero (feminino e masculino), trazendo o desenho para a nossa realidade.

Discutir temas como (de forma lúdica e ilustrativa):

  • Papel social da mulher e do homem

  • Brincadeiras de menino e brincadeiras de menina

  • O empoderamento feminino


O professor dividirá a sala em três grupos e cada grupo ficará com um episódio. Em seguida, discutirão a partir das seguintes perguntas:

  • Depois do que discutimos, o que vocês perceberam de interessante no episódio?

  • Como foi que a situação aconteceu?

  • Você já viu isso ocorrer na vida real?


Os grupos irão desenhar num cartaz o que perceberam de interessante no episódio e apresentarão para a sala.

Recursos Necessários

Notebook, datashow, piloto, quadro branco, canetinhas coloridas, lápis de colorir, lápis, borracha, cartolinas.

Duração Prevista

Três aulas

Processo Avaliativo

A avaliação será processual, considerando a relevância que as crianças deram ao tema e a participação durante as discussões.

Observações

O desenho animado, a atividade proposta e o nível de discussão poderão ser alterados de acordo com a série/ano. Tendo em vista isso, trago a sugestão de outros 3 desenhos animados: Gravity Falls – Um Verão de Mistérios, Dra. Brinquedos e Show da Luna.

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Referências Bibliográficas

FLEURI, Reinaldo Matias. Políticas Da Diferença: Para Além dos Estereótipos na Prática Educacional. Educ. Soc. , Campinas, vol. 27, n. 95, p. 495-520, maio/ago. 2006.

GRIGNON, Claude, (1995). Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes.

OLIVEIRA, Rachel. SOUZA, Flávia Alessandra de. Fundamentos Teóricos do Debate Sobre Relações Étnico-raciais. In.: Educação e relações étnico-raciais / Rachel Oliveira, Flávia Alessandra de Souza. – Ilhéus, BA: Editus, 2012. 123p. : il. (Pedagogia - módulo 4 - volume 7 – EAD).

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