Empodcast
Estado: Pernambuco (PE)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: Língua Portuguesa, Sociologia
Formato: Presencial
Sou professora da Rede Estadual de Pernambuco, formada em Psicologia com Especialização em Informática na Educação. Já exerci a função de gestora de unidades escolares, coordenadora de projeto de correção de fluxo escolar da parceria entre a SE/PE e o Instituto Ayrton Senna, técnica estadual e hoje coordeno o Espaço de Conhecimento (biblioteca) da ETC Cícero Dias - Nave Recife. Sou professora por essência, curiosa e me inspiro em propostas e tecnologias que possuem ferramentas inovadoras que estimulam a aprendizagem colaborativa.
Objetivos
Conteúdo
Mais do que isso, o produto final é, em si, uma forma de promover a igualdade entre homens e mulheres, apresentando para as estudantes, oportunidades de atuação no segmento da tecnologia, ainda predominantemente masculino.
“A escola tem responsabilidade de trabalhar a temática da equidade e diversidade de gênero, porque também é papel dela formar cidadãos que respeitem o outro”, diz Silvana Cockles do Nascimento, uma das professoras idealizadoras.
Metodologia
Pergunte aos estudantes se eles ouvem podcasts, de quais gostam e o que os torna interessantes. Selecione alguns gêneros diferentes, ouçam juntos, debatam os formatos, discutam potencialidades e fragilidades, como certas falas foram gravadas (pessoalmente, por telefone ou se é um arquivo de áudio) e editadas. Também é possível convidar especialistas para conversar sobre o tema e auxiliá-los com dúvidas.
2. A equidade de gênero
Promova um debate com os estudantes sobre o que eles entendem por equidade de gênero e como a percebem - ou não - em seu dia a dia. Convide outros professores a trabalharem a temática em suas disciplinas. Além do debate, é possível sugerir livros, artigos, filmes e documentários sobre o assunto.
3. O primeiro podcast
Chegou a hora de produzir o podcast da turma: divida a sala em seis grupos e peça que escolham uma das seis metas do ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas para abordar em um episódio, que deve ter no máximo 20 minutos. Em seguida, os alunos decidem o formato, produzem o roteiro, selecionam as fontes e marcam as entrevistas, se necessário. Depois, podem gravar usando o celular ou os arquivos de áudio enviados pelos entrevistados. Para editar, selecione aplicativos gratuitos, como o Podcast Spreaker e o Audacity.
Prática sistematizada em: https://educacaointegral.org.br/especiais/praticas-inovadoras-para-o-ensino-medio/ensino-e-aprendizagem/empodcast/