Empodcast

Estado: Pernambuco (PE)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação Profissional Tecnológica

Disciplina: Língua Portuguesa, Sociologia

Formato: Presencial

Sou professora da Rede Estadual de Pernambuco, formada em Psicologia com Especialização em Informática na Educação. Já exerci a função de gestora de unidades escolares, coordenadora de projeto de correção de fluxo escolar da parceria entre a SE/PE e o Instituto Ayrton Senna, técnica estadual e hoje coordeno o Espaço de Conhecimento (biblioteca) da ETC Cícero Dias - Nave Recife. Sou professora por essência, curiosa e me inspiro em propostas e tecnologias que possuem ferramentas inovadoras que estimulam a aprendizagem colaborativa.

Objetivos

Desenvolver pensamento crítico, habilidades de comunicação e cultura digital nos estudantes. Além disso, ampliar o debate sobre o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fazendo com que os estudantes se apropriem da discussão sobre equidade de gênero.

Conteúdo

Convidar os estudantes a produzir um podcast sobre equidade de gênero não só é uma oportunidade de trabalhar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), mas também um caminho para desenvolver as habilidades de comunicação e cultura digital – presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mais do que isso, o produto final é, em si, uma forma de promover a igualdade entre homens e mulheres, apresentando para as estudantes, oportunidades de atuação no segmento da tecnologia, ainda predominantemente masculino.

“A escola tem responsabilidade de trabalhar a temática da equidade e diversidade de gênero, porque também é papel dela formar cidadãos que respeitem o outro”, diz Silvana Cockles do Nascimento, uma das professoras idealizadoras.

Metodologia

1. Sobre os podcasts

Pergunte aos estudantes se eles ouvem podcasts, de quais gostam e o que os torna interessantes. Selecione alguns gêneros diferentes, ouçam juntos, debatam os formatos, discutam potencialidades e fragilidades, como certas falas foram gravadas (pessoalmente, por telefone ou se é um arquivo de áudio) e editadas. Também é possível convidar especialistas para conversar sobre o tema e auxiliá-los com dúvidas.

2. A equidade de gênero

Promova um debate com os estudantes sobre o que eles entendem por equidade de gênero e como a percebem - ou não - em seu dia a dia. Convide outros professores a trabalharem a temática em suas disciplinas. Além do debate, é possível sugerir livros, artigos, filmes e documentários sobre o assunto.

3. O primeiro podcast

Chegou a hora de produzir o podcast da turma: divida a sala em seis grupos e peça que escolham uma das seis metas do ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas para abordar em um episódio, que deve ter no máximo 20 minutos. Em seguida, os alunos decidem o formato, produzem o roteiro, selecionam as fontes e marcam as entrevistas, se necessário. Depois, podem gravar usando o celular ou os arquivos de áudio enviados pelos entrevistados. Para editar, selecione aplicativos gratuitos, como o Podcast Spreaker e o Audacity.

Prática sistematizada em: https://educacaointegral.org.br/especiais/praticas-inovadoras-para-o-ensino-medio/ensino-e-aprendizagem/empodcast/

Recursos Necessários

Celular com acesso a internet.

Duração Prevista

4 encontros de 50 minutos.

Processo Avaliativo

Na hora de avaliar, o critério deve ser a criatividade, a apropriação do tema e se exploraram as possibilidades do formato. O foco não deve estar na parte técnica.

Observações

Projeto integrado realizado em parceria com o Mídia_LAB, que é um laboratório criativo de experimentações em cultura digital e educação midiática que tem a missão de desenvolver pensamento e leitura crítica de mundo no ambiente escolar, inspirando políticas públicas de educação. O Mídia_LAB lidera processos afetivos de aprendizagem em educação midiática através de metodologias ativas, de forma interdisciplinar e mediados pela tecnologia. Acreditamos que o Mídia_LAB tem uma agenda de importante colaboração para a transformação da educação pública no Brasil. A partir das vivências na comunidade escolar das escolas NAVE, pretendemos promover a ampliação de novas formas de aprendizagem, acopladas ao que o mundo nos traz como principais desafios do futuro. A Baluarte Cultura é a parceira técnica do espaço de midiaeducação, o Mídia_LAB, do NAVE em ambas escolas. O NAVE, Núcleo Avançado em Educação, é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Isso significa unir uma escola pública de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais de tecnologias digitais. Cada curso é desenvolvido em parceria com instituições especializadas em diferentes áreas de conhecimento e são oferecidas aos jovens formações técnicas em Multimídia e Programação de Jogos Digitais. Os estudantes do NAVE concluem o Ensino Médio com uma formação profissional e aptos a ingressar no mercado de trabalho do futuro.

Referências Bibliográficas

Trilha de formação “Podcasts” do Mídia_LAB Digital, que orienta sobre como criar conteúdos em áudio de forma simples e acessível e pode ser acessados neste link: https://sites.google.com/nave.org.br/nave-midialab/trilhas-de-forma%C3%A7%C3%A3o/podcasts?authuser=0

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