LGBTQIA+: uma sigla que inclui a todos
Estado: Ceará (CE)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: História, Sociologia
Formato: Presencial
Mestrando em Ensino de História pela Universidade Federal do Ceará, graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Com experiência na área de História, Cultura e Diversidade, com ênfase em Ludicidade e Ensino, principalmente nos temas: economia política, sociedade e cultura; arte-educação; educação histórica; negritude, branquitude e direitos humanos. Também desenvolve trabalhos artísticos em múltiplas linguagens. Atualmente ocupa o cargo de Professor Pleno pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.
Objetivos
Durante as aulas se tenciona apoiar políticas educacionais afirmativas, ler autores negros, ler autoras negras, questionar a cultura que se consome, conhecer desejos e afetos, combater a violência racial, combater a violência sexual, compreender que todos se guiam por uma ideologia, estudar sobre políticas de exclusão e de inclusão, perceber lugares de fala, perceber quem perde e quem ganha quando uma orientação política de base excludente adquire o monopólio estatal da violência.
Buscando debater tais temas em sala de aula, seja presencial híbrido ou remoto, compreende-se, aqui, a meritocracia como um mal público mas não é único, pois questões como o feminicídio, a homofobia, a transfobia, o machismo, o genocídio negro e indígena no Brasil, apontam para uma carência da educação em direitos humanos, que só será corrigida quando a sociedade aprender que a maior lição de inclusão vem da sigla LGBTQIA+.
Conteúdo
- Pré-História e Revolução Neolítica
- Revolução Industrial
- Colonialismo e Neocolonialismo
- Trabalho e Migrações no Brasil
- Raça, gênero e regimes totalitários
- Racismo e etnocentrismo
- Branquitude e Negritude
- Patriarcalismo e homogeneidade
- Identidade e Diversidade
- Gênero e Afetividade
- Ações afirmativas e meritocracia
- Cidadania e Direitos Humanos
Metodologia
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Referências Bibliográficas
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