O jogo da vida real
Estado: Pará (PA)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Modalidade:
Disciplina: Artes, Biologia, Sociologia
Formato: Presencial
Licenciada plena em Educação Artística com habilitação em artes plásticas pela UFPA, professora da rede estadual de Artes (ensino fundamental 2, ensino médio e EJA). Escritora com quatro romances publicados pela editora Killa e embaixadora do instituto "Plano de menina" em Belém.
Objetivos
Analisar as diferenças entre homens e mulheres no ambiente doméstico e refletir sobre as possíveis soluções no dia a dia de cada família.
Conteúdo
Dinâmica para a reflexão sobre as desigualdades de gênero presentes nas atividades domésticas.
Metodologia
Esta dinâmica tem o objetivo de trazer uma discussão importante para a sala de aula: As desigualdades de gênero no ambiente doméstico, sobretudo em relação às tarefas domésticas. Desde crianças, meninas são ensinadas a cuidarem da casa com as brincadeiras e/ou brinquedos “de casinha”, que reproduzem as diferenças tão perceptíveis na sociedade.
Meninas são estimuladas a brincarem de bonecas, mexerem com panelinhas, vassouras e outros objetos domésticos, já os meninos, por outro lado são estimulados a desafiarem seus limites, desenvolverem habilidades manuais e aguçarem a curiosidade (com brinquedos e brincadeiras).
Segundo pesquisas, as mulheres brasileiras passam em média 22 horas por semana realizando atividades domésticas e muitas acumulam tarefas com a chamada “dupla jornada”, trabalhando em casa e fora de casa, enquanto isso os homens dedicam apenas 10 horas por semana para as atividades domésticas.
Esta dinâmica é em formato de jogo de tabuleiro que simulará situações do cotidiano estimulando a reflexão sobre as desigualdades de gênero nas atividades domésticas.
Meninas são estimuladas a brincarem de bonecas, mexerem com panelinhas, vassouras e outros objetos domésticos, já os meninos, por outro lado são estimulados a desafiarem seus limites, desenvolverem habilidades manuais e aguçarem a curiosidade (com brinquedos e brincadeiras).
Segundo pesquisas, as mulheres brasileiras passam em média 22 horas por semana realizando atividades domésticas e muitas acumulam tarefas com a chamada “dupla jornada”, trabalhando em casa e fora de casa, enquanto isso os homens dedicam apenas 10 horas por semana para as atividades domésticas.
Esta dinâmica é em formato de jogo de tabuleiro que simulará situações do cotidiano estimulando a reflexão sobre as desigualdades de gênero nas atividades domésticas.
Recursos Necessários
Para o tabuleiro O jogo da vida real:
Para os desafios de O jogo da vida real:
- 2 folhas de cartolina ou papel color set nas cores (azul e rosa) para tabuleiro;
- 1 folha de cartolina ou color set de qualquer cor para as cartas;
- Canetinha hidrocor;
- Marcador permanente;
- 2 dados;
- Pinos de plásticos – vão representar os jogadores no tabuleiro (você pode confeccionar colorindo com tinta ou spray tampinhas de garrafa pet).
Para os desafios de O jogo da vida real:
- Kit para trocar o bebê (Fraldas, lenços umedecidos, pomada contra assadura, talco);
- Boneca;
- Mamadeira;
- Panelinhas de brinquedo;
- Cronômetro ou celular com cronômetro;
- Apito.
Duração Prevista
1 ou 2 aulas.
Processo Avaliativo
Como jogar?
Separe os alunos em grupos de duas ou três duplas, cada dupla será um time (As duplas devem ser “casais”, com meninos e meninas).
Cada dupla escolhera seu pino ou cor, para começar o jogo precisam jogar o dado, começa a jogar as duplas com maiores números.
Ganha a dupla que chegar ao final primeiro.
Hora de refletir
Faça várias rodadas do jogo, estimulando os alunos a jogarem. Depois debata com a turma sobre os desafios do jogo, pergunte se eles conseguem presenciar essas cenas na “vida real”, se na casa deles as tarefas domésticas são dividas igualmente ou não.
Escute os relatos e faça um comentário final sobre a importância de dividir as tarefas domésticas, apresente os dados do IBGE sobre as desigualdades de gênero no ambiente doméstico e estimule-os a sugerir possíveis soluções.
Como fazer o tabuleiro?
Como será o tabuleiro?
INÍCIO; CHEGADA; CASA 3 (DESAFIO 1): “A Mamãe está muito cansada esta noite, é a vez do Papai trocar a minha fraldinha, depressa, você só terá 1 minuto”.
CASA 7 (DESAFIO 2): ”NANA NENÉM...Hora de me colocar para dormir, mas eu só consigo pegar no soninho com a voz do Papai – Cante três músicas de ninar para o/a seu/sua bebê”.
CASA 9: VOLTEM PARA O ÍNICIO
CASA 12: PULEM UMA CASA
CASA 14: VOLTEM 3 CASAS
CASA 15: FIQUEM 2 RODADAS SEM JOGAR
CASA 17 (DESAFIO 3): "Estou com fome, a Mamãe está trabalhando e logo, logo vai chegar em casa, é melhor correr e preparar um delicioso jantar, você terá 30 segundos”.
CASA 19: (DESAFIO 4):”Xiiiiii...Essa casa está uma bagunça, Papai, a Mamãe está assistindo a final do campeonato brasileiro, você não pode atrapalhar. Hora de varrer tudo, Você terá 30 segundos!".
As demais casas têm apenas o número.
Separe os alunos em grupos de duas ou três duplas, cada dupla será um time (As duplas devem ser “casais”, com meninos e meninas).
Cada dupla escolhera seu pino ou cor, para começar o jogo precisam jogar o dado, começa a jogar as duplas com maiores números.
Ganha a dupla que chegar ao final primeiro.
Hora de refletir
Faça várias rodadas do jogo, estimulando os alunos a jogarem. Depois debata com a turma sobre os desafios do jogo, pergunte se eles conseguem presenciar essas cenas na “vida real”, se na casa deles as tarefas domésticas são dividas igualmente ou não.
Escute os relatos e faça um comentário final sobre a importância de dividir as tarefas domésticas, apresente os dados do IBGE sobre as desigualdades de gênero no ambiente doméstico e estimule-os a sugerir possíveis soluções.
Como fazer o tabuleiro?
- Cole as cartolinas unindo-as lado a lado (as cores são propositais para debater sobre os preconceitos sociais relacionadas a elas –azul e rosa);
- Corte pedaços de cartolina de qualquer cor para fazer as cartas dos desafios (serão 4 cartas com os 4 desafios, de um lado escreva o desafio do outro o número correspondente ao desafio;
- Desenhe as casas do seu tabuleiro (com 20 casas, mais início e chegada e espaço para as cartas).
Como será o tabuleiro?
INÍCIO; CHEGADA; CASA 3 (DESAFIO 1): “A Mamãe está muito cansada esta noite, é a vez do Papai trocar a minha fraldinha, depressa, você só terá 1 minuto”.
CASA 7 (DESAFIO 2): ”NANA NENÉM...Hora de me colocar para dormir, mas eu só consigo pegar no soninho com a voz do Papai – Cante três músicas de ninar para o/a seu/sua bebê”.
CASA 9: VOLTEM PARA O ÍNICIO
CASA 12: PULEM UMA CASA
CASA 14: VOLTEM 3 CASAS
CASA 15: FIQUEM 2 RODADAS SEM JOGAR
CASA 17 (DESAFIO 3): "Estou com fome, a Mamãe está trabalhando e logo, logo vai chegar em casa, é melhor correr e preparar um delicioso jantar, você terá 30 segundos”.
CASA 19: (DESAFIO 4):”Xiiiiii...Essa casa está uma bagunça, Papai, a Mamãe está assistindo a final do campeonato brasileiro, você não pode atrapalhar. Hora de varrer tudo, Você terá 30 segundos!".
As demais casas têm apenas o número.
Observações
As duplas vencedoras das rodadas podem ou não ganhar brindes. O mais importante é a discussão ao final das rodadas dos jogos sobre a temática da atividade. Esta atividade já foi realizada no ano de 2019 na EEEFM Prof. Nagib Coelho Matni em Belém onde leciono e onde apliquei em forma de projeto o "plano de menina" em Belém, visando promover o empoderamento feminino, a educação sexual, os debates e a diminuição das desigualdades de Gênero, bem como a prevenção contra a violência doméstica.