Diretrizes para atendimento em casos de violência de gênero contra meninas e mulheres em tempos da Pandemia da COVID-19

Documento é um instrumento para orientar os fluxos de atendimentos remotos, para a maior proteção da vítima e fortalecimento das redes de acolhimento.

Elaborado pela ONU Mulheres, o objetivo do documento é fortalecer a resposta para o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres durante a Pandemia de COVID-19, com orientações e recomendações práticas para auxiliar na organização do atendimento remoto e presencial e possibilitar o acesso de mulheres em situações de violência às ações de proteção.

As diretrizes foram elaboradas com base em recomendações internacionais para atuação dos governos em casos de violência contra mulheres e meninas durante a pandemia, em protocolos internacionais de atendimento, fluxos e proteção de dados em casos de crises sanitárias e humanitárias. 

O documento é organizado em três partes: (I) recomendações para a organização dos serviços e da rede para o atendimento presencial e remoto; (II) diretrizes para o atendimento; e (III) recomendações para coleta de
dados e o armazenamento das informações sobre os casos atendidos.

Download