Último encontro aborda raça e identidade docente

Publicado em 18 de fevereiro de 2016

 

P1230387

O sexto e último encontro do curso “Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça”, que aconteceu no dia 19/12 trouxe o tema “Gênero, sexualidade, raça e identidade docente”.

A primeira fala foi de Vera Lúcia Benedito, Drª em Sociologia/Estudos Urbanos pela Universidade Estadual de Michigan/USA e Professora do Ensino Municipal de São Paulo. Ela fala sobre educação e representatividade, passando pela história da educação negra no Brasil e finalizando com os avanços e desafios da atualidade. Sua apresentação pode ser encontrada aqui.

A segunda fala foi de Viviane Angélica Silva, psicóloga e doutora em Educação na FEUSP. Ela fala sobre a baixa quantidade de alunos e professores negros nas universidades, focando na Universidade de São Paulo e em como a história da universidade ajudou a criar um ambiente racista e com pouca representatividade. A apresentação pode ser encontrada aqui.

A terceira e última fala foi de Lícia Barbosa, diretora do  ICEAFRO e doutora em Estudos Étnicos e Africanos e Professora e Coordenadora do NUPE-DEPED da Universidade do Estado da Bahia. Ela fala de educação e equidade baseando-se nos princípios de Ancestralidade, Identidade e Resistência. Sua apresentação pode ser lida aqui.

Ao fim do curso foi feita uma oficina de turbantes. As fotos podem ser encontradas na Página do Curso no Facebook