Sugestões de livros infantis e infanto-juvenis sobre gênero

Publicado em 26 de janeiro de 2016

livros

Confira algumas sugestões de livros para trabalhar temas como gênero, sexualidade, identidade de gênero e questões raciais com crianças e adolescentes:

nitop

Menino Nito: O livro traz a história de um menino chamado Nito, que chorava muito. Um dia, seu pai diz que homem não chora, gerando uma confusão para o menino.

lendas
O Menino Grávido (Lendas Africanas): Um menino recebe a missão de buscar um remédio milagroso para sua mãe, que tentava engravidar, mas acaba tomando o remédio e ficando grávido.

download
Uma princesa nada boba: Quando vai até a casa da avó para saber por que não podia ser princesa, uma menina vive uma transformação ao descobrir a história de princesas africanas que existiram de verdade e até vieram para o Brasil

40605_gg

Olívia tem dois pais: A história de uma menininha que faz de tudo para chamar a atenção dos pais e tem muitas perguntas na cabeça.

meus pais

Meus dois pais: Naldo é filho de pais separados e mora com a mãe. Depois que ela recebe uma promoção e precisa se mudar e deixar o filho morando com o pai, que tem um marido.

menina nao

Menina não entra: Quando falta uma pessoa no time de futebol dos meninos, surge a dúvida se eles podem chamar uma menina pra jogar.

julia

A história de Júlia e sua sombra de menino: Os pais de Júlia a criticam muito, sempre dizendo que ela se parece com um menino, no jeito, nas rouaps etc. Numa manhã, a garota percebe que sua sombra adquire o formato de um garoto, repetindo todos os seus gestos. Júlia se sente triste e acaba questionando sua própria identidade.

amor

Amor entre meninas: o livro faz parte de uma linha editorial voltada para a educação sexual de adolescentes. Com perguntas e respostas, depoimentos de meninas mais velhas e curiosidades.

tanto

Tanto tanto: Uma divertida família se reúne para uma festa-surpresa. Enquanto o aniversariante não chega, todos querem brincar, agarrar e beijar o bebê da casa.

como

Como as histórias se espalham pelo mundo: Numa viagem mágica, Rogério Andrade Barbosa e Graça Lima nos transportam ao continente africano, com suas múltiplas faces, cores, cheiros, sons, gestos e formas.