Sugestões de filme sobre gênero

Publicado em 26 de janeiro de 2016

CDs

Selecionamos obras sobre machismo, racismo e gênero que geram debate


Algumas sugestões de filmes que tratam das questões de gênero, que podem ser usados para levantar o debate ou simplesmente para uma melhor compreensão do assunto. O tema é abrangente e envolve desde a violência contra a mulher, até debates sobre relações raciais, relações trabalhistas e de identidade de gênero e sexualidade. Confira a lista:

historias-cruzadas

Histórias Cruzadas: O Filme mostra três diferentes mulheres no Mississipi durante os anos 60 que constroem uma improvável amizade devido a um projeto literário secreto que abala as regras da sociedade, colocando-as em perigo. O filme tenta retratar as relações raciais nos anos 60.

19962710.asp

Preciosa: Mostra a realidade de uma jovem negra, gorda e pobre que foi abusada na infância e suspensa da escola por estar grávida pela segunda vez. O filme retrata racismo, gordofobia e questões de classe.

11064_d_iphone

Que Horas Ela Volta? Mostra a relação das trabalhadoras domésticas no Brasil. O filme também retrata como Jéssica, filha de empregada doméstica, ingressa na universidade pública.

Tomboy

Tomboy: O filme mostra a realidade de um jovem transexual de 10 anos e como ele, a família e as pessoas que conhece lidam com sua identidade de gênero.

2311067128

Meninos Não Choram: Baseado na história real de Teena Brandon, o filme relata a juventude de um jovem garoto que nasce com um corpo biologicamente feminino mas identifica-se com o gênero masculino. O filme retrata sua trajetória enquanto homem transexual e os embates que vive diante da sociedade.

albert_nobbs_ver2

Albert Nobbs: O filme conta a história de uma mulher que, para sobreviver à sociedade de sua época, passa a viver como Albert, uma identidade masculina. O filme não é especificamente sobre transexualidade, mas sobre papéis de gênero. O papel de Albert é interpretado pela atriz Glen Close.

o_sorriso_de_mona_lisa_jpg_290x478_upscale_q90

O Sorriso de Mona Lisa: Um filme sobre uma mulher enfrentando uma escola tradicional de “esposas”. Com grandes atrizes no elenco, o filme debate o papel da mulher na sociedade.

20253631.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Gracie: Um filme sobre uma talentosa jogadora de futebol, que tem que enfrentar a sociedade pra mostrar que o esporte também é “coisa de mulher”.

A-COR-PURPURA

A Cor Púrpura: Um filme de Steven Spelbierg que conta com grandes nomes como Whoopi Goldberg e Orpah Winfrey, e retrata uma história sobre preconceito racial, abuso e machismo.

Hoje_Eu_Quero_Voltar_Sozinho_pôster

Hoje eu quero voltar sozinho: Um delicado romance adolescente baseado no curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, traz a história de um adolescente cego que se apaixona por um novo colega de escola.

a-garota-dinamarquesa_t10068_jpg_290x478_upscale_q90

A Garota Dinamarquesa: O filme conta a história de uma das primeiras mulheres transexuais a se submeterem a uma cirurgia de transgenitalização.

maxresdefault

Tangerine: O filme conta a história de duas prostitutas transexuais e ficou conhecido por ter sido estrelado por transexuais e filmado com um iPhone 5s (e ainda sim chegar ao Festival de Sundance).