As resistências de mulheres, negros e LGBTs durante a ditadura

Estado: Rio Grande do Sul (RS)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação de Jovens e Adultos

Disciplina:

Formato: Presencial

Sou estudante de licenciatura em História na Universidade do Rio Grande do Sul. Atuo como professora voluntária no Coletivo de Educação Território Popular. Sou bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação. Tenho como objetivo me especializar em juventudes, sexualidades e educação.

Objetivos

Objetivo geral

Possibilitar a reflexão e a compreensão dos discentes referente ao período ditatorial brasileiro e as resistências das mulheres, negros e LGBT’s.

Objetivos específicos

  • Reconhecer o contexto histórico do período ditatorial brasileiro (1964-1985);

  • Aprender sobre o sistema político ditatorial (Atos Institucionais, censuras, torturas e perseguições);

  • Compreender as lutas dos movimentos sociais em combate às censuras do período ditatorial brasileiro- mulheres, negros e LGBT;

  • Reconhecer a importância e a utilização de documentos históricos.

Conteúdo

Período ditatorial brasileiro (1964-1985) e resistências sociais.

Metodologia

1ª aula:

Objetivos pretendidos:

  • Reconhecer o contexto histórico do período ditatorial brasileiro (1964-1985);

  • Aprender sobre o sistema político ditatorial (Atos Institucionais, censuras, torturas e perseguições);

  • Desenvolver senso artístico;

  • Ler e interpretar textos.

  • Participar ativamente.


Mediação:

1. Atividades iniciais:

Motivar os discentes por meio das questões: “quem sofreu com a ditadura?” e “o que você sabe sobre isso?”.

2. Atividades de desenvolvimento:

Apresentação do conteúdo, por meio de slides (Power Point), englobando o contexto histórico (social, político e econômico): manifestações, Atos Institucionais, censuras, torturas, ideias políticas e resistências;

Leitura compartilhada do texto produzido para a sequência didática, em anexo.

3. Atividades Finais:

Entregar folha de ofício A4 para produção artística individual, podendo ser uma ilustração gráfica, uma poesia ou uma composição musical que retrate a compreensão do discente sobre o assunto. Poderá ser finalizado em casa.

2ª aula:

Objetivos pretendidos:

  • Compreender as lutas dos movimentos sociais em combate às censuras do período ditatorial brasileiro- mulheres, negros e “LGBT”;

  • Reconhecer a importância e a utilização de documentos históricos;

  • Analisar os materiais históricos dispostos para a atividade;

  • Preencher ficha técnica referente aos materiais dispostos;

  • Desenvolver a análise crítica por meio de debate e escrita;

  • Respeitar as opiniões coletivas;

  • Cooperar com o grupo.


Mediação:

1. Atividade Inicial:

Retomada da primeira aula e apresentação da atividade que ocorrerá.

2. Atividades de desenvolvimento:

  • Separar a turma em grupos de até 5 pessoas ou seis grupos (temas: Mulheres, negros e LGBT);

  • Entregar pastas contendo dois ou três documentos históricos referente ao tema do grupo: folhetins, relatos, reportagens e fotografias;

  • Preencher ficha técnica a partir dos documentos dispostos: ano, contexto histórico, tipo de documento; o que aborda, análise crítica.


3. Atividade Final:

Debate coletivo da turma sobre as aprendizagens e suas opiniões referente ao assunto trabalhado.

Recursos Necessários

Projetor, texto de auxílio, folhas de ofícios, canetas hidrocor e lápis.

Duração Prevista

Dois encontros (carga horária: 80 minutos)

Processo Avaliativo

Ocorrerá por processo contínuo, avaliando a participação, cooperação e construção do conhecimento do discente.

Referências Bibliográficas

Site da Comissão Nacional da Verdade

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