Educação para a equidade de gênero: mulheres protagonistas de sua história

Publicado em 30 de setembro de 2016

Instituição responsável: Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos

Estado: Paraiba
Município: João Pessoa
Contato: Maria José Figueiredo
Resumo do projeto:
Este projeto é fruto do diagnóstico feito por professores referente à problemática da relação de gênero na escola. Visa valorizar a equidade entre homens e mulheres e a superação da cultura patriarcal que inferioriza e discrimina a mulher. Começou a ser desenvolvido no início do ano letivo de 2012, é relativamente novo, mas tem um grande potencial, trazendo resultados imediatos.
Metodologia:
A metodologia está dividida em etapas, visto que os professores buscaram encaixar suas disciplinas às temáticas que se aplicam diretamente ao projeto, abordando textos e desenvolvendo uma produção textual que evidencia o tema; pesquisando e interpretando dados sobre a violência contra mulher; aprendendo sobre a história dos movimentos feministas; entendendo a situação social da mulher nas diferentes culturas; tomando conhecimento sobre obras literárias de mulheres que se destacaram; usando a saúde pública para considerar o atendimento prestado às mulheres e por fim; explorando o papel e os direitos das mulheres em diferentes religiões e épocas históricas. O impacto causado deve ser a disseminação dos direitos humanos da mulher nas relações de gêneros, pautados no respeito, solidariedade e convivência harmônica na escola, na família e nos grupos sociais em que estão inseridos nossos alunos. Queremos torná-los agentes transformadores ativos, contribuindo para a igualdade e o respeito interpessoal entre os gêneros. Os resultados imediatos vieram à tona através de depoimentos que relataram uma mudança efetiva no cotidiano familiar após a participação nas reuniões feitas na escola. Tudo se comprova nas conversas envolvendo os alunos, e nos textos produzidos por eles.
Categoria: Gênero
Público: Adolescentes
Outras informações úteis: Programa Mulher e Ciência – 8º Prêmio Construindo Igualdade de Gênero/SPM – Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero