Curso debate Educação e Laicidade

Publicado em 26 de janeiro de 2016

 

 

Intolerância religiosa e aspectos legais do ensino religioso foram debatidos pelas convidadas
P1230007

O curso Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça debateu, no dia 5/12 o tema  “Educação e laicidade: desafios para as agendas de gênero, sexualidade e combate ao racismo”. As unidades começam sempre com uma dinâmica de grupo, coordenada por Maria Falcão, da Ação Educativa, para depois receber convidados diversas áreas para falar sobre o tema. Confira abaixo os resumos das apresentações:

A primeira apresentação foi de Suelaine Carneiro, Mestre em Educação pela UFSCar e Coordenadora de Educação/Geledés, Instituto da Mulher Negra. Ela falou sobre a Missão Intolerância Religiosa na Educação, realizada em 2010 a partir de denúncias de intolerância entre estudantes, profissionais de educação e familiares em escolas do país. Clique aqui para saber mais.

A psicóloga Sylvia Cavasin, que é coordenadora da ECOS – Comunicação em Sexualidade – tratou de forma simples e didática o quanto tem sido difícil fazer a discussão em vários contexto, inclusive no escolar, sobre o Estado Laico. Sua apresentação pode ser encontrada aqui.

A última apresentação foi da advogada Aline Andrade, Coordenadora de Ação na Justiça/Ação Educativa.Ela explicou de que maneira a lei trata do ensino religioso nas escolas e falou sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade. Clique aqui para ler mais.