Construindo a Igualdade de Gênero – Paraná

Publicado em 30 de setembro de 2016

Instituição responsável: Colégio Sesi Ampére – Ensino Médio

Estado: Paraná
Município: Amperé
Contato: Juliano André Deotti da Silva
Resumo do projeto:
O Colégio Sesi Ampére – Ensino Médio trabalha com uma metodologia baseada em Oficinas de Aprendizagem, que oferecem a possibilidade de vincular ideias-chave com a metodologia das diferentes disciplinas. Assim, entendendo a importância de trabalhar a questão de gênero, relacionada a um dos objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, foi organizada a oficina “Homem e Mulher. Sim, elas podem!”, realizada no período de 25/04/2011 a 08/07/2011. A mesma teve por objetivo compreender o processo histórico-social da relação homem/mulher no convívio familiar, social, econômico e cultural nas diferentes sociedades, bem como verificar as inversões dos papéis sociais e buscar sugestões de convivência harmoniosa e igualitária frente às diferenças.
Metodologia:
A equipe de professores/as do Colégio SESI – Ampére escolheu a temática da Oficina em seu encontro coletivo semanal, definindo em seguida um desafio problematizador que instigasse os/as alunos/as a respondê-lo de forma ampla. Na sequência, foi elaborada uma justificativa, um objetivo-geral e apontadas as competências básicas a serem desenvolvidas. Passou-se, então, à realização das atividades da Oficina, que envolveram 30 alunos/as e todos/as professores/as em um trabalho inter e transdisciplinar. A Oficina contou com atividades de leitura, análise e produção de textos e charges, pesquisa de bibliografias de mulheres que se destacaram, construção de vitrais, estudo sobre a entrada das mulheres no mercado de trabalho, participação das mulheres no esporte e relações etnicorraciais. O aprofundamento do tema se deu por meio da indicação da leitura de vários livros e exibição de filme, utilizando-se de produção teatral e de seminário como formas de resgate dos conteúdos. O projeto foi encerrado com a realização do 1º Fórum de Igualdade de Gêneros e Valorização da Mulher do Colégio SESI – Ampére, que teve como propósito valorizar a mulher e ressaltar sua evolução na atualidade, o qual contou com a participação de alunos, professores e personalidades femininas de destaque. Dentre os resultados esperados pela oficina estava a mudança nas relações entre os/as próprios/as alunos/as, para que se vissem como iguais, com mesmos direitos e deveres. Outro fator foi a quebra de paradigmas, destacando as conquistas das mulheres no campo do trabalho, da política, dos esportes, entre outros. Visava, igualmente, que os/as alunos/as compreendessem as relações existentes na própria família, ocorridas a partir da saída da mulher para ingressar no mercado de trabalho. O projeto almejava, enfim, contribuir para que alunos e alunas entendessem o sentido da luta, de busca de espaço e reconhecimento, de igualdade de oportunidades, tendo em vista que todo ser humano, seja ele do sexo masculino ou feminino, tem a capacidade de criar, renovar e inovar; e se as chances forem dadas de maneira igual a todos e todas, a humanidade só terá a ganhar.
Categoria: Gênero
Público: Adolescentes
Outras informações úteis: Programa Mulher e Ciência – 7º Prêmio Construindo Igualdade de Gênero/SPM – Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero