Live: Impacto do Fundeb nas desigualdades educacionais

Evento ocorre nesta terça (11/08) às 18h30.

Foto de destaque contém miniaturas de perfil de Analise da Silva, Denise Carreira, Claudia Bandeira, Gilvânia Nascimento, Fátima Bezerra.

Às vésperas da votação do novo Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a iniciativa De Olho Nos Planos promove o webinário “Mulheres debatem Fundeb: os impactos do novo fundo nas desigualdades educacionais”.

O evento ocorrerá nesta terça-feira (11/08) às 18h30 e será transmitido pelo Facebook Gênero e Educação. Participarão da conversa Fátima Bezerra, Denise Carreira, Analise da Silva, Gilvânia Nascimento e Claudia Bandeira.

A ação se insere em uma série de mobilizações em prol de um #FundebPraValer: um fundo permanente e capaz de garantir o direito à educação em todo o país.

Além do webinário, organizações de direitos humanos também estão promovendo uma petição pública de pressão ao Senado. O documento, já assinado por mais de 3 mil pessoas, ainda está aberto a novas adesões.

Principal mecanismo de financiamento da educação, o FUNDEB hoje subsidia 40 milhões de matrículas, da creche ao Ensino Médio. O fundo vigente termina este ano. Um novo modelo já foi aprovado na Câmara dos Deputados e deve ser analisado na próxima semana pelo Senado.

“A pressão da sociedade por um Fundeb com CAQ é muito importante para valorizar profissionais da educação, ampliar o acesso e a qualidade do atendimento e garantir infraestrutura adequada em todo o país”, analisa Claudia Bandeira, assessora da iniciativa De Olho nos Planos, uma das entidades promotoras da petição.

Quanto custa a educação de qualidade no Brasil?

Na avaliação de entidades do campo da educação, um dos desafios centrais na tramitação do fundo é a permanência de um mecanismo chamado Custo Aluno-Qualidade (CAQ). No centro da disputa, o CAQ é um índice, que traduz em valores quanto o Brasil precisa investir em educação por estudante a cada ano. Com um investimento no padrão CAQ, é possível garantir a todas as escolas do país insumos básicos para uma educação pública de qualidade: saneamento básico, água potável, quadra esportiva, biblioteca, laboratório de ciências, número adequado de estudantes por turma, valorização profissional, entre outros.

“A aprovação de um Fundeb com CAQ é fundamental e terá um impacto significativo na redução de desigualdades educacionais”, analisa Denise Carreira, professora da USP, coordenadora da Ação Educativa e uma das participantes da live.

O evento, que começa hoje às 18h30, será transmitida simultaneamente no Facebook das entidades promotoras e também na página do projeto Gênero e Educação.

Mulheres debatem Fundeb: os impactos do novo fundo nas desigualdades educacionais

Dia: 11/08 (terça-feira)
Hora: 18h30
Transmissão:

Sobre as participantes:

Analise da Silva: Pedagoga e Historiadora. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenadora do Comitê Mineiro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos.

Claudia Bandeira: Pedagoga e mestre em educação. Assessora da iniciativa De Olho nos Planos e integrante do comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Denise Carreira: Jornalista e doutora em educação. Professora da Universidade de São Paulo, coordenadora da Ação Educativa e da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil. Integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala

Fátima Bezerra: Pedagoga. Foi deputada estadual e senadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente, é governadora do estado do Rio Grande do Norte.

Gilvânia Nascimento: Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – Bahia, membra do Comitê de Olho nos Planos e do diretivo da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

Assista a live na íntegra: