Jovens Agentes pelo Direito à Educação (Jade)

Publicado em 23 de março de 2016

to no rumo logo

Instituição responsável: Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação

Estado: São Paulo

Município: São Paulo

Contato:

Nome: Maria Virginia Freitas

Função: Coordenadora de área – Juventude

Telefone: (11) 31512333

e-mail: magi@acaoeducativa.org

Resumo do projeto: 

O JADE é um projeto voltado para jovens com idades entre 16 e 20 anos, de baixa renda e moradores da Zona Leste de São Paulo. Além dos encontros que acontecem duas vezes por semana na Ação Educativa, os jovens também participam de atividades culturais, educativas e de mobilização em diferentes espaços da cidade de São Paulo. O projeto aposta na ideia de que os jovens têm ideias e percepções que se configuram como importantes contribuições para pensar a educação. Desta forma, ao longo da formação têm contatos com temas, conceitos e experiências que os estimulam a construir propostas de intervenção em suas escolas, comunidades e sociedade em geral.

Metodologia: 

Inicialmente são selecionados 20 jovens oriundos de escola pública que estejam cursando o ensino médio (ou tenham concluído recentemente) e sejam de uma mesma região da cidade para participar do projeto. São considerados, na seleção, categorias de gênero, raça e sexualidade para garantir a pluralidade do grupo. Durante o período de formação, recebem uma bolsa de meio salário-mínimo para se manter no programa.

Por meio de dois encontros semanais ao longo de 8 meses, os jovens têm contato com materiais de formação que possibilitam a compreensão de determinados temas buscando sempre relação com suas experiências cotidianas e, assim, realizem atividades de intervenção em seus territórios, seja nas escolas ou bairro.

As formações, que são realizadas em círculo, contam com um educador que traz materiais como textos, vídeos, dados, revistas etc. e alguns convidados especializados na temática a ser trabalhada. Ao longo das formações, os jovens vão construindo seus projetos de intervenção e produzem um ou mais vídeo sobre a temática elencada para aquele ano.

Nos anos de 2014 e 2015, as temáticas centrais foram raça, gênero e sexualidade. Além das discussões nos espaços de formação, tiveram contato com ativistas e movimentos destes campos, participaram de mobilizações sociais relacionadas às temáticas (como as mobilizações durante a votação do Plano Municipal de Educação), visitaram espaços emblemáticos, realizaram pesquisas e entrevistas e produziram vídeos.

Após finalização da formação de 8 meses, alguns jovens ficam responsáveis de levar a discussão e materiais produzidos pelo grupo para algumas escolas e espaços estratégicos da sua região.


Categoria: 
Gênero, raça e sexualidade

Público: Adolescentes

Carga horária: 8 horas semanais

Carga horária total: 256 horas

Período de realização do projeto: Continuo desde 2007, com uma turma por ano

Público direto alcançado: 20 jovens por ano.

 

Para saber mais:

Matéria sobre a iniciativa

Vídeo produzido pelos jovens:

Site do projeto: http://www.tonorumo.org.br